Por: POR SONIA PAES

CORREIO DO VALE: Cresce representatividade de mulheres na política

Kátia Miki é eleita com 18 mil votos em Barra do Piraí | Foto: Divulgação

Relatório das Eleições 2024, que foi apresentado pela presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, nesta segunda-feira, dia 16, mostrou que, mesmo precisando de muitos avanços ainda, a participação feminina aumentou nestas eleições. Barra do Piraí faz parte desta estatística: elegeu, pela primeira vez na história, uma mulher para comandar o Executivo: a vereadora Kátia Miki. Vassouras também engrossou o público feminino na política. Rosi foi eleita prefeita com 10.894 votos (48,06%) e superou Kiko Brando, que teve 8.822 votos.

 

Duas cadeiras para elas

O Legislativo de Volta Redonda também abriu espaço para as mulheres a partir de janeiro do próximo ano. Terá duas cadeiras dedicadas especialmente a elas: Gisele Klinger, do PSB, e Carla Duarte, do PSD. A dupla promete fazer jus aos votos que tiveram e ter uma atuação forte na Câmara Municipal, que ficou sem representatividade feminina nos últimos mandatos.

Barra Mansa mantém vice feminina

Barra Mansa manteve a tradição. A vice é mulher novamente. Luiz Furlani, de 44 anos, vai governar o município ao lado da vereadora Luciana Alves, de 46 anos. Furlani teve 44.330 votos, 48,10% dos votos válidos e dará continuidade ao trabalho de Rodrigo Drable, atual prefeito e no fim do segundo mandato. O padrinho político de Furlani tem como vice-prefeita a professora Fátima Lima.