Por Redação
Na segunda-feira, dia 25, a advocacia foi às urnas para escolher os representantes da OABRJ e das subseções de todo o Rio de Janeiro para o triênio 2025-2027. O pleito foi realizado entre as 9h e as 17h, em diversos pontos do estado.
Em Volta Redonda, Carolina Patitucci e Annelise Dias foram reeleitas para a presidência da OAB/VR, marcando o início de mais um triênio (2025-2027) à frente da instituição. Com 45,24% dos votos, a chapa liderada por Carolina e Annelise afirma que seguirá com o compromisso de fortalecer a advocacia, promover a união da classe e garantir mais avanços para a subseção.
- Agradecemos a cada advogado e advogada que participou deste momento democrático. Vamos continuar fazendo uma gestão de todos e todas e precisamos de muita ajuda! Juntos, continuaremos construindo uma advocacia mais forte, porque a Ordem é Nossa - disse Carolina Patitucci.
Barra Mansa
Advogado há 36 anos, Aloizio Perez foi reeleito presidente da 4ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Barra Mansa. A chapa de Aloizio Perez e sua vice Juliana Fernandes recebeu 465 votos contra 260 de Sandra Veiga, adversária nesta eleição.
Aloizio Perez declarou que essa vitória vai permitir que continue profissionalizando a advocacia do município de Barra Mansa e de Quatis. "Essa profissionalização se materializa no oferecimento de cursos longos, de em média 10 aulas em diversos ramos do direito. Para igualar os advogados, principalmente os novos advogados aos profissionais de primeira linha, privilegiando a igualdade e fortalecendo a advocacia das duas cidades. A par de tudo isso, a OAB continua com parceria com as entidades das duas cidades, em especial grupos que atendem pessoas em situação de rua e pessoas carentes, oferecendo inclusive o espaço da entidade para os dirigentes destas entidades promoverem o bem", disse o advogado.
Segundo Aloizio, sua gestão tem apoio de quase 70% e será inclusiva, com o objetivo de fortalecer o vínculo institucional com o poder judiciário para fomentar a celeridade processual e atender igualmente a sociedade e a advocacia.
Resende
A advogada Andréia Valente foi reeleita para o cargo de presidente da 18ª Subseção, que atende Resende, Itatiaia e Porto Real. A chapa venceu com 319 votos contra 180 da adversária.
Seu vice-presidente será novamente o advogado Hindemburgo Pizzarino. Também fazem parte da diretoria os advogados Sandra Lourenço, Vania Xavier e Rogélio Menezes.
Andreia Valente é presidente da OAB em Resende desde 2019, quando pela primeira vez uma mulher passou a ocupar o mais alto cargo na 18ª subseção desde que foi inaugurada 46 anos atrás.
A presidente disse que se sente honrada com a confiança depositada em seu trabalho mais uma vez. Para os próximos três anos, Andréia pretende dar continuidade ao trabalho de valorização da advocacia: "Vamos investir ainda mais na estrutura, ampliar as possibilidades de capacitação e atualizações profissionais na Escola Superior de Advocacia e criar um plantão de prerrogativas e celeridade processual.", disse Andréia Valente.
Todos os advogados tiveram que dar dois votos, um para a chapa da subseção e outro para a chapa da seccional da capital.
OABRJ
E pela primeira vez na história, a OAB Rio terá uma mulher na presidência, depois de 94 anos de fundação. Ana Tereza Basílio foi eleita com 60%. Hoje ela ocupa o cargo de vice-presidente na gestão de Luciano Bandeira, que não concorreu novamente ao cargo de presidente e apoiou a sucessão liderada pela advogada.
Região
Em Valença, Michelle Magalhães foi eleita com 160 votos. Em Angra dos Reis, André Gomes Pereira com 196 votos. Na cidade de Vassouras, Luiz Soares foi eleito com 69 votos. Em Paraty a Dra. Rose Caldas foi eleita com 37 votos contra 24 de Érico Bianchini. Em Miguel Pereira, Diego Esteves foi eleito com 102 votos. Luiz Augusto Guimarães com 44 votos foi eleito em Piraí e Thales da Fraga foi eleito com Rio Claro com 21 votos.