A Prefeitura de Porto Real, em parceria com a Secretaria do Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEAS) e com o Instituto Estadual do Ambiente (INEA), foi contemplada com o Programa Limpa Rio e com o Programa Limpa Rio Margens. O Programa Limpa Rio já realizou serviços no Ribeirão da Divisa entre Floriano (Barra Mansa) e o Bairro de Fátima e o Bairro São José (Porto Real).
Essa estratégia já realizou a retirada de 4,5 milhões de metros cúbicos de matéria orgânica do solo em vários trechos de canais, rios e córregos do Estado do Rio de Janeiro, durante o período de estiagem, melhorando as condições dos rios e reduzindo a ocorrência de alagamentos durante o período de chuva.
O Programa atualmente entrou na fase final da limpeza e desassoreamento da Lagoa do bairro Village, retirando ainda toda a vegetação sobrenadante, e reforçando sua contenção.
Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente é importante destacar que o município recebeu a visita da equipe do estado referente a um novo projeto, Limpa Rio Margens, que contemplou mais de 50 cidades e tem como meta a reestruturação e construção de espaços públicos, situados às margens dos rios e lagoas.