Por Thomás de Paula
Longe do futebol profissional atualmente, Central e Royal são dois clubes de Barra do Piraí que já protagonizaram uma das maiores rivalidades do estado do Rio de Janeiro e o maior clássico da região Sul Fluminense.
Sendo hoje uma rivalidade centenária, a rivalidade entre os dois clubes teve início há cerca de 120 anos atrás, quando Central e Royal ainda nem haviam sido fundados. Por volta de 100 anos atrás, o futebol começava a se tornar uma febre nacional, e naquela época, muitos funcionários da Estrada de Ferro Central do Brasil moravam em Barra do Piraí, e a partir disso, um grupo de maquinistas, guarda-freios, mecânicos e graxeiros fundou um time chamado de "Queiroz Atlético Clube. Na mesma época, um grupo de pessoas ricas e influentes também criou um clube, o "Carlos Araújo Futebol Clube, que se considerava a elite do local e se recusava a jogar com o clube dos ferroviários, pois os consideravam trabalhadores de um nível social inferior.
A primeira partida
Membros do Queiroz Atlético Clube não aceitaram a discriminação, e por isso, fundaram no dia 1º de janeiro de 1922 o Central Sport Club, e logo desafiaram o Carlos Araújo FC para uma partida de futebol. O jogo foi realizado dias depois, em um domingo, em um campo de futebol que foi depois chegou a ser conhecido como "Chacrinha", ao lado da Igreja Santana de Barra do Piraí. A partida terminou com vitória do Central, e com gols de Luiz Leite e Pijolo, o clube rubro havia se vingado da discriminação sofrida pelo rival, o que fez com que jogadores do clube comemorassem pelas ruas da cidade a primeira vitória do clube.
Com o resultado da partida, o Central passou a vencer inúmeras partidas e se destacar nas competições da região, ao contrário do Carlos Araújo FC, que passou a entrar em decadência, até que em 1925, membros do clube fundaram o Royal Sport Club no dia 15 de maio, com uma regra interna muito clara: Royal e Central não se enfrentarem em amistosos ou partidas oficiais.
A primeira partida entre os clubes só foi acontecer em 1933, 8 anos após a fundação do Royal, que venceu a partida e guarda até hoje a bola utilizada no jogo como um troféu.
Campeonatos e conquistas
Ao longo dos anos, os dois clubes construíram uma grande tradição no futebol do Rio de Janeiro. Ambos disputaram em diversas ocasiões o extinto Campeonato Fluminense de Futebol, competição estadual do Rio de Janeiro realizada até a unificação com o Campeonato Carioca em 1979.
O Royal foi o primeiro campeão de Barra do Piraí, quando conquistou o Campeonato Fluminense pela primeira e única vez em 1942 após vencer o Metalúrgico na final. O clube tricolor também chegou a disputar as finais de 1953, 1954, 1966 e 1969, sendo vice campeão nessas ocasiões.
Já o Central foi conquistar seu primeiro título quase 30 anos após o rival, em 1970, ao vencer o Barbará na final. A equipe centralina também voltou a ser campeã em 1971 e em 1976. Com o título de 1970, o Central também conquistou o direito de disputar a Série B do Campeonato Brasileiro em 1971, sendo eliminado na segunda fase para o Villa Nova, de Minas Gerais.
Fim do futebol profissional
Com a unificação do Campeonato Carioca com o Fluminense em 1979, Central e Royal ficaram longe da elite estadual, disputando a terceira divisão do Campeonato Carioca apenas em 1984, quando o Royal conseguiu o acesso para a segunda divisão estadual de 1985, sendo sua última participação em uma competição profissional.