Por:

CORREIO DO VALE: Conferência discute segurança radiológica

A Fábrica de Combustível Nuclear em Resende | Foto: Divulgação

A Indústrias Nucleares do Brasil - INB participou da 7ª edição da International Joint Conference RADIO, a RADIO-2024, entre os dias 14 e 18, no Rio. Com o tema "Segurança Radiológica na Era da Informação: estabelecendo adequados processos de comunicação", o evento contou com palestras, mesas-redondas, cursos de atualização e apresentação de trabalhos técnicos. O presidente da INB, Adauto Seixas, participou da abertura da conferência. No dia 15, o físico Marcelino de Almeida Dantas compôs a mesa-redonda "Proteção radiológica contra a exposição ao radônio em situações de exposições planejadas e existentes".

 

Monitoramento do ambiente

Marcelino, que é supervisor de proteção radiológica na Unidade em Descomissionamento de Caldas, falou sobre a experiência da UDC e explicou como é feita a monitoração ambiental de radônio no ar. A administradora Cicilia Silveira, da Gerência de Recursos Humanos, integrou a sessão "O Futuro da Área Nuclear no país: Desafios na Gestão do Conhecimento e Formação de Profissionais". Ainda no dia 15, ela falou sobre "Desafios da gestão do conhecimento na INB" e apresentou os processos do ciclo do combustível nuclear.

Jornalismo científico em pauta

No dia 16, a INB integrou dois painéis. O primeiro foi sobre "Jornalismo Científico" apresentado pela jornalista Rosana Soares. O objetivo foi trocar experiências sobre estratégias de comunicação para mudar a percepção do público sobre o setor. Na parte da tarde, a mesa-redonda "Controle e segurança de transporte de materiais nucleares contou com apresentações da coordenadora de Logística de Transporte, Thaís Valente; da supervisora de proteção radiológica, Angélica Kiepper, e da física e supervisora de Salvaguarda, Mercia Assis.