Com estreia ontem (02), a exposição "274 anos da presença da venerável Ordem Terceira de São Francisco da Penitência de Angra dos Reis" conta a história dessa confraria no município e da ligação dela com a vida religiosa e cultural da cidade.
Além de contar com banners mostrando a história do grupo e de fotos de procissões que datam de 1924, a exposição também retrata a riqueza do acervo da instituição, por meio de cadeiras em madeira do século XIX e mesas.
A mostra também inclui manuscritos, atas e diplomas relacionados à entrada de irmãos na Ordem Terceira, e o destaque da exposição são as estalas em madeira do século XVIII (assentos de frades e irmãos da instituição).
Organizada pela Secretaria de Cultura e Patrimônio, com o apoio da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência, a mostra fica em cartaz até o dia 16 de outubro, podendo ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados e domingos e feriados, das 9h às 13h. A Casa Larangeiras fica na Rua Arcebispo Santos, nº 131.
Ainda em Angra, outro evento que foi encerrado foi a 16ª edição da Festa Internacional de Teatro de Angra (Fita), neste último fim de semana. O espetáculo de comédia "A Iluminada", com a atriz Heloisa Perissé, fechou o evento.
Foram 29 espetáculos, para adultos e crianças, apresentados na tenda principal, armada no Estacionamento do Carmo, e no Teatro Municipal Dr. Câmara Torres. As sessões com lotação esgotada marcaram a edição, que recebeu grandes nomes do teatro brasileiro, entre eles Othon Bastos, o artista homenageado deste ano.