O presidente da Eletronuclear, Raul Lycurgo, marcou presença no G20 - grupo que reúne representantes das 19 maiores economias do mundo e a União Europeia - em Foz do Iguaçu, no Estado do Paraná, nesta última terça-feira (01). A participação no evento sublinha a importância que a Eletronuclear atribui aos temas de sustentabilidade e transição energética em um cenário global cada vez mais desafiador. O evento, que começou nesta segunda (30), se estende até sexta-feira (04) proporcionando um espaço para discussões essenciais sobre o futuro energético global.
Por:
CORREIO DO VALE: Eletronuclear participa do G20 em Foz do Iguaçu
Sustentabilidade no futuro
"Esta é uma oportunidade para reforçarmos a importância da energia nuclear nas discussões sobre um futuro energético sustentável. Sem essa fonte de energia, já se sabe que não é possível reduzir as emissões", ressalta Lycurgo. O presidente esteve acompanhado pelo diretor de Gestão Administrativa da Eletronuclear, Sidnei Bispo, e pelo diretor-geral brasileiro de Itaipu Binacional, Enio Verri.
MEP é credenciado pelo TSE
O Movimento Ética na Política (MEP), por meio do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE-Brasília), foi credenciado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para realizar a 'Missão de Observação Eleitoral Nacional' (MOE Nacional) nas eleições municipais. Os conselheiros Pedro Paulo Bichara e Luiz Gustavo Cavalcanti serão observadores das eleições em Volta Redonda, via MCCE.
Munir Neto celebra Dia do Idoso em Volta Redonda
A Comissão da Criança, do Adolescente e da Pessoa Idosa da Alerj (Cacai-Alerj) promoveu na véspera do Dia Internacional e Dia Nacional do Idoso, comemorados nesta terça-feira (01), uma ação de conscientização sobre os direitos dessa população, que já representa maioria no Estado do Rio de Janeiro. O presidente da Comissão, deputado Munir Neto (PSD), visitou o Centro Dia de Volta Redonda voltado especialmente para atendimento a pessoas acima dos 60 anos. No local, ele homenageou os idosos com vasinhos de flores e entregou exemplares do Estatuto da Pessoa Idosa. Para o parlamentar, é importante que o documento seja cumprido.
Prioridade no transporte
Acompanhado da equipe da Comissão, Munir Neto também conversou com pessoas idosas nas ruas, questionando sobre o que pensam sobre o Estatuto e distribuindo cópias do documento. Seu Tarcísio, um engenheiro aposentado de 85 anos, por exemplo, respondeu que apenas parcialmente eles têm seus direitos respeitados e que é importante cobrá-los. O deputado aproveitou a data para reforçar a campanha do Detro-RJ, em parceria a Alerj, que conscientiza sobre a prioridade às pessoas idosas nos transportes intermunicipais.
Disque denúncia do idoso
Segundo o deputado, a sociedade precisa conhecer e respeitar este direito, assegurado por lei estadual desde 2019. Munir Neto também destaca que a comissão mantém o Disque Pessoa Idosa (0800 0239191) para receber denúncias sobre violação de direitos. O serviço recebe pelo menos uma denúncia a cada dia, mas a preocupação é com o número de casos que não chegam ao conhecimento das autoridades. A comissão encaminha as denúncias para Defensoria Pública, Ministério Público e Polícia Civil para que tomem providências.