A CSN realizou nesta segunda-feira (30), no Hotel-Escola Bela Vista, em Volta Redonda, a cerimônia de premiação das melhores ideias do primeiro ciclo de 2024 do programa Lab Ideias. Durante o evento, 22 propostas inovadoras desenvolvidas por colaboradores, foram reconhecidas em uma iniciativa que busca incentivar a inovação no ambiente de trabalho. A cerimônia é parte da Semana Lab, evento que visa estimular a criatividade e a melhoria contínua na Usina Presidente Vargas (UPV).
Neste primeiro ciclo, o Lab Ideias recebeu 1.250 sugestões, das quais 372 já foram implementadas. As ideias premiadas foram selecionadas com base em critérios como meio ambiente, segurança do trabalho, qualidade, performance, custos e diversidade e inclusão.
Alexandre Lyra, Diretor Executivo de Produção da Siderurgia, destacou a importância da inovação na empresa. "Queremos valorizar o esforço de quem pensa fora da caixa e traz soluções inovadoras para os desafios do nosso dia a dia. Esses resultados mostram o quanto o envolvimento de cada colaborador é essencial para o nosso processo de melhoria contínua".
O programa Lab Ideias tem se mostrado uma ferramenta eficaz para o crescimento da empresa. Neste ano, ele foi ampliado com a introdução de dois ciclos de premiações, oferecendo mais oportunidades para que as ideias dos colaboradores sejam aplicadas e reconhecidas.
Nos dias 16 e 17 de setembro, o Centro de Desenvolvimento Organizacional (CDO) sediou a Semana Lab, onde mais de 80 ideias priorizadas foram apresentadas e avaliadas. O evento foi uma oportunidade para compartilhar conhecimento e moldar o futuro da usina.
"Hoje, estamos premiando as melhores ideias do primeiro ciclo de 2024. Aproveito para incentivar todos os nossos mais de 10 mil colaboradores a participar", completou Lyra.
O programa ainda permite que colaboradores operacionais, como ajudantes, operadores e técnicos, enviem propostas de forma contínua, fomentando um ambiente de inovação dentro da CSN.