Durante um comício no bairro Novo Horizonte, na última quinta-feira (26), um homem efetuou disparos de arma de fogo após a fala do candidato Alexandre Serfiotis, que disputa novamente pela prefeitura de Porto Real. Nenhum tiro atingiu os presentes, mas algumas pessoas, incluindo idosos e crianças, se feriram levemente ao correrem do local. O suspeito foi identificado pela polícia e apreendeu três armas de fogo, R$10 mil em espécie e um cofre em sua residência, cujo segredo ele se recusou a fornecer.
- O prefeito esteve nos procurando há cerca de dez dias. Na oportunidade houve relato que estava sendo atacado na internet pela pessoa acusada. É importante destacar que essa mesma pessoa é apoiador de partido de oposição ao governo. Serfiotis disse que estava temeroso, pois essa pessoa tem histórico de ser alguém violento - disse delegado titular Michel Floroschk.
Motivação política
O delegado acrescentou que a polícia está investigando se a atitude criminosa foi motivada por razões pessoais, ou se o suspeito foi induzido ou pago por interesses políticos, mas afirmou que o comportamento do suspeito foge da normalidade. "Não é algo normal encontrar essa quantidade de dinheiro sendo guardada dentro de casa. Porém, não há dúvidas que houve motivação política", concluiu.
O candidato, que disputa a reeleição na cidade, publicou um vídeo em suas redes sociais, comentando o ocorrido. "Graças a Deus estamos bem. Infelizmente houve um atentado, um fato muito triste, durante o comício realizado na quinta, no bairro Novo Horizonte. No final da minha fala escutamos barulho de tiros. Escutamos cerca de oito tiros, aproximadamente. Foi uma cena horrível e jamais esperava passar por isso dentro da minha cidade", relatou.
Opositor comenta caso
O também candidato à prefeitura de Itatiaia e adversário de Serfiotis, Ailton Marques, comentou sobre o caso. Em um vídeo publicado nas redes sociais, o candidato lamentou o incidente e reafirmou seu compromisso com o respeito às regras democráticas, repudiando qualquer tipo de intimidação ou violência sobre o debate eleitoral. "Reafirmo nosso compromisso com uma campanha limpa e honesta, baseada no diálogo, no respeito aos eleitores e sem uso de estratégias desleais ou disseminação de notícias falsas", disse. Ainda, aproveitou a oportunidade e se defendeu das supostas ligações com o autor dos disparos.
- É lamentável que algumas pessoas estejam distorcendo os fatos para criar narrativas que não condizem com a realidade. A verdade sempre prevalece, e a população de Porto Real sabe bem quem eu sou e o que defendo. A democracia não pode ser abalada por discursos de ódio ou por manipulações. Juntos, avançaremos com a certeza de que a verdade e o bem sempre prevalecerão - disse Ailton.