O comandante da Polícia Ambiental da Polícia Militar do Estado do Rio, coronel Rodrigo Ibiapina, se encontrou com o coordenador da Defesa Civil, Rubens Siqueira. Os dois falaram sobre o Plano Municipal de Contingenciamento para o grupo de 25 policiais da Polícia Ambiental do estado. "A preocupação com as queimadas, um problema que ultrapassa as fronteiras do município, estado e país, e se tornou um problema mundial, nos fez acender o alerta. Entendemos que isso se tornou caso de polícia, não cabe mais uma ação somente de conscientização e orientação", afirmou Rubens.
Por:
CORREIO DO VALE: Ibiapina e Rubens Siqueira falam sobre queimadas
Coleta de sangue itinerante
Mais um Projeto de Lei de autoria do deputado estadual Munir Neto (PSD) foi sancionado pelo governador Cláudio Castro (PL): o Programa Banco de Sangue Itinerante, o Hemóvel. A lei foi publicada no Diário Oficial do Executivo de sexta-feira (20), dia 20. O Hemóvel terá materiais e equipamentos necessários para a coleta de sangue de forma segura.
Doações e convênios
Pela lei, o Executivo poderá realizar parcerias com hemocentros, hospitais, clínicas especializadas e núcleos de hemoterapia, visando a destinação adequada do sangue coletado, de acordo com as necessidades de cada instituição. Além disso, a lei prevê ainda que a medida tem a opção de ser custeada pelo Fundo Estadual de Saúde, doações, convênios e operações de crédito.
Central nuclear recebe missão para aprimorar lideranças
Uma equipe de especialistas da World Association of Nuclear Operators (WANO) visitará a Eletronuclear entre os dias 23 e 27. Motivo: aprimorar os processos de performance humana das usinas nucleares na Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA), no município de Angra dos Reis, na região da Costa Verde. Durante os cinco dias serão realizadas apresentações para debater a importância e o papel das lideranças no trabalho das equipes das duas usinas nuclerares. O encontro servirá também para discutir a redução de eventos por erros humanos, além de engajar os colaboradores ao uso de ferramentas de prevenção de falhas.
Melhoria da performance
As missões da Wano são consideradas peças importantes na elaboração e no aperfeiçoamento de diferentes processos dentro da Central Nuclear de Angra dos Reis. Só para se ter uma ideia, em maio, a Eletronuclear recebeu especialistas da instituição para trabalhar na melhoria da performance operacional. O evento na central nuclear - onde fica as usinas em operação de Angra 1 e 2, além de Angra 3, que está com as obras paradas - gerou troca de experiências com usinas de outros países e profissionais da área do setor nuclear.
Segurança como prioridade
O engenheiro Douglas Ribeiro Salmon, superintendente adjunto de Angra 2, afirma que a prioridade é a segurança das operações. "Essa é uma oportunidade de aprimorar nossas competências e nos manter alinhados com o que é praticado na indústria nuclear internacional", informou. Aliás, Angra 2 atingiu um recorde de geração de energia pelo segundo mês consecutivo: produziu 1.016.585,63 megawatts (MWh) em agosto de 2024 e alcançou a maior produção mensal de energia desde agosto de 2019.