Por:

CORREIO VALE PARAÍBA: Últimas vigas para viaduto da Voldac e Niterói são entregues

Quatro unidades serão instaladas em vão da estrutura | Foto: Cris Oliveira/PMVR

As quatro últimas vigas metálicas que vão compor o viaduto que está sendo erguido entre os bairros Voldac e Niterói, em Volta Redonda, já chegaram ao local da obra, próximo ao batalhão de Polícia Militar. De acordo com a Santa Luzia (empresa responsável pela obra), a entrega aconteceu por etapas, sendo duas vigas nesta segunda (16) e duas que foram entregues no sábado (14). E essas estruturas metálicas serão usadas para a construção do segundo vão do viaduto. Com a chegada das vigas, as equipes iniciam agora a montagem do escoramento para execução da laje do penúltimo vão.

 

Preparação da rampa de descida

Também nesta segunda-feira, as equipes começaram a preparação da rampa de descida, que receberá a concretagem da laje da pista de rolamento. E segue a execução dos guarda-rodas da rampa de subida. No fim do mês passado, três outras vigas já tinham sido entregues para a construção do quarto vão do viaduto, que ficará sobre a via por onde passarão os veículos em direção ao Retiro.

Setembro Amarelo em Barra Mansa

Em decorrência do Setembro Amarelo, o Programa de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas de Barra Mansa - vinculado à Secretaria Municipal de Saúde -, tem promovido rodas de conversa na rede de Saúde Mental. O trabalho é realizado ao longo do ano por meio de ações integradas. Para outros esclarecimentos, há o contato (24) 3512-0758.

HSJB realiza terceira captação de órgãos e tecidos em 2024

Fígado, rins, córneas e escleras vão beneficiar 3 pessoas | Foto: Secom/PMVR

O Hospital São João Batista (HSJB), unidade da rede municipal de saúde de Volta Redonda, realizou sua terceira captação de órgãos e tecidos em 2024. O procedimento aconteceu na madrugada desta segunda-feira (16), com uma equipe de cirurgiões do RJ Transplantes. O doador foi um homem de 69 anos que teve morte encefálica constatada no sábado (14). Os médicos do RJ Transplantes chegaram à unidade hospitalar por volta da meia-noite e conseguiram realizar a captação do fígado, rins e as córneas e escleras (tecido fibroso externo que recobre o globo ocular). A doação vai beneficiar mais de três pessoas. No ano passado, segundo levantamento, foram efetivadas cinco doações.

 

Doação requer protocolo

O protocolo para a captação de órgãos consiste em identificar o paciente com morte encefálica; realizar exames clínicos para a confirmação desta morte encefálica; e a abordagem familiar, buscando a conscientização sobre a doação. A captação só é possível com autorização de familiares. "A família do paciente, mesmo no momento de dor, teve um ato de amor em pensar no próximo", afirmou a enfermeira Daniela da Silva, responsável pela Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do hospital.

Festa Nordestina em Angra

A 4ª edição da Festa Nordestina vai acontecer entre os dias 19 e 22 de setembro, no Cais de Santa Luzia, no Centro de Angra dos Reis. A festa faz parte do calendário oficial de eventos da cidade. Além de música ao vivo, o público poderá apreciar a culinária do Norte e Nordeste. A partir das 10h, todos os dias, as barraquinhas estarão funcionando, comercializando pratos típicos. Passarinho do Piseiro e Jarbas Daniel abrem as apresentações musicais da Festa Nordestina, na quinta-feira (19), às 20h. Na sequência, a dupla Pedro Paulo e Primo.