Por:

Cláudio Ferreti tem 35% das intenções de voto em Angra

Ferreti é candidato a prefeito de Angra dos Reis com apoio de Fernando Jordão | Foto: Divulgação

Uma pesquisa divulgada pelo Instituto Gerp, nesta segunda-feira, 16 de setembro, revela que Cláudio Ferreti, do MDB, lidera com 13 pontos a corrida pela prefeitura de Angra dos Reis.

De acordo com a pesquisa registrada no Tribunal Superior Eleitoral (RJ-08724/2024), Ferreti seria a escolha de 35% dos eleitores se as eleições ocorressem hoje. O segundo colocado, Renato Araújo (PL), aparece com 22%, seguido por Zé Augusto (Republicanos) com 7%, Venissius (União Brasil) com 4%, e Rafael Ribeiro (PSOL), com 1%.

Ainda, 21% dos entrevistados declararam que não sabem ou não responderam, enquanto 11% afirmaram que não votariam em nenhum dos candidatos. Todos os dados referem-se à pergunta estimulada, quando os entrevistados são apresentados a cartelas com o nome dos candidatos que estão na disputa.

A pesquisa também incluiu um cenário em que os candidatos são apoiados por figuras políticas influentes. Nesse contexto, 37% dos eleitores afirmaram que votariam em Ferreti, que recebe o apoio do atual prefeito Fernando Jordão. Renato Araújo teria o apoio de 29% dos eleitores, com o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro. Já Zé Augusto, com o apoio do deputado estadual Waguinho, alcançaria 5%, enquanto Venissius, apoiado pelo deputado estadual Rodrigo Barcellar, teria 3%. Rafael Ribeiro, apoiado pelo deputado federal Guilherme Boulos, conquistaria 2% dos votos.

Outro ponto abordado pela pesquisa foi a aprovação da atual gestão municipal: 65% dos eleitores aprovam o trabalho realizado pelo prefeito Fernando Jordão, que apoia Ferreti para a sua sucessão, enquanto 25% desaprovam e 10% não souberam ou preferiram não responder.

O levantamento do Instituto Gerp foi realizado no dia 11 de setembro, com uma amostra de 400 eleitores de diferentes regiões de Angra dos Reis. A pesquisa tem margem de confiança de 95,55%.