Por Redação
Faltando praticamente um mês para as eleições municipais deste ano, marcadas pela para o dia 6 de outubro — 1° turno, o Correio Sul Fluminense divulga a listagem com os nomes dos candidatos a prefeito e a vice das regiões Sul Fluminense e da Costa Verde. Somente Volta Redonda, com 261.584. moradores, segundo o Censo de 2022, pode ter segundo turno. Alguns nomes ainda dependem do deferimento da Justiça Eleitoral. Em Angra dos Reis, por exemplo, o vereador Jorge Eduardo Mascote, candidato a vice na chapa de Cláudio Ferreti foi indeferido, e foi substituído pelo irmão Luís Eduardo Mascote.
Angra dos Reis
Cláudio Ferreti (MDB) tido como o "super secretário" do prefeito Fernando Jordão, que está no segundo mandato seguido e não pode concorrer, é o candidato a prefeito pela coligação "Angra no caminho certo". Seu candidato a vice é agora Luís Mascote (Progressistas).
A coligação "Angra para todos" traz o empresário Renato Corrêa (PL)como candidato a prefeito e Karina Caldas (PL) para vice
A federação PSOL/Rede traz Rafael Ribeiro(PSOL/Rede) na cabeça de chapa e Cida do Remédio(PSOL/Rede) como candidata a vice.
Já a coligação "Angra pode mais" vem com José Augusto (Republicanos) para prefeito e Pastor Luís Gustavo (PRTB) para vice.
A coligação "Para quem mora em Angra" tem Marcus Veníssius (União Brasil)para prefeito e Verônica Inácio (PSB) para vice.
Barra do Piraí
Em outra cidade em que o prefeito está em segundo mandato e não pode tentar a reeleição, o candidato a prefeito pela chapa do atual chefe do Executivo, Mario Esteves, traz como cabeça de chapa Dione do Mario Esteves (MDB) com Márcia Mariotini (Agir)para vice. A coligação se chama "Continuidade e Progresso".
O delegado Antônio Furtado (União Brasil) é o candidato a prefeito pela coligação "O futuro é logo ali". Cezinha do Mercado(PL) é o candidato a vice.
O Novo vai disputar a prefeitura com João Camerano (Novo) e Toni Albex (Novo) como candidatos a prefeito e vice, respectivamente.
A coligação "Uma Barra do Piraí melhor é possível" tem Gilberto de Souza (PT) para prefeito e Fernanda Vieira (PSOL) para vice.
Pela coligação "Orgulho de ser barrense", a vereadora Kátia Miki é a candidata a prefeita, com Cristiano Almeida para vice.
A federação PSOL/Rede tem a Professora Fernanda Vieira (PSOL) para prefeita e Thauan Santos (PSOL) para vice. O nome da candidata a prefeita por essa coligação coincide com o da candidata a vice-prefeita pela coligação "Uma Barra do Piraí melhor é possível", de acordo com os dados da Justiça Eleitoral.
Pelo PCO, o candidato a prefeito é Paulo Silva. Celso Carvalho disputa a vice-prefeitura.
Barra Mansa
A coligação "Minha cidade no caminho certo", ligada ao prefeito Rodrigo Drable, tem o vereador Furlani (PL) disputando a prefeitura, com Luciana Alves (MDB) como vice.
O ex-deputado estadual Marcelo Cabeleireiro (União Brasil);é o candidato a prefeito pela coligação"União por Barra Mansa", com Léo da Joalheria (União Brasil) para vice.
A coligação "Barra Mansa tem jeito" traz o ex-vereador Thiago Valério (PDT) para prefeito e Márcio Amaral (PT) para vice.
O Professor Peterson (PSOL) é candidato a prefeito pela Federação PSOL/Rede, e Elza Campos (PSOL) é candidata a vice.
Itatiaia
O atual prefeito Irineu Nogueira (MDB) disputa a reeleição pela coligação "Avança Itatiaia", com a Pastora Berê (Novo) como candidata a vice
O ex-prefeito Dudu (Solidariedade) tenta um novo mandato pela coligação "Juntos para recomeçar", com Denilson Sampaio (União Brasil) como candidato a vice.
A coligação "Juntos pela transformação" traz Kaio Márcio (PL) para prefeito e Dona Ângela (Progressistas) para vice-prefeita.
A federação PSOL/Rede disputa a prefeitura com Ricarda Helena (PSOL) na cabeça de chapa e Léo Gatti (PSOL) para vice.
Paraty
O candidato pela coligação "Paraty por todos" é o ex-prefeito Zezé Porto(Republicanos) com Lulu (Republicanos) como candidato a vice.
A coligação "A minha cidade no caminho certo" tem Carla Lacerda (MDB) como candidata a prefeita e Saulo Vieira (PDT) como candidato a vice.
A terceira coligação na disputa pela prefeitura de Paraty, "Unidos por Paraty", tem o Coronel Rodrigues(PL) como candidato a prefeito e Valentim (PL) como candidato a vice.
Pinheiral
Cinco chapas disputam a prefeitura de Pinheiral. O PL tem Cardoso Gugu(PL) na cabeça de chapa e Marlon do Rubão (PL) como candidato a vice.
O empresário e ex-vereador por Barra Mansa Guto Nader (MDB) é o candidato pela coligação "Pinheiral renovando a esperança e construindo sonhos", com Teka (Republicanos) como candidata a vice.
A coligação "Orgulho de viver em Pinheiral" tem Luciano Muniz (PP) disputando a prefeitura e Jailson Rodrigues (PRD) como vice.
A coligação "Pinheiral da Esperança" tem Rivalney Pedrosa(PT) como candidato a prefeito e Érica Assis (PSB) disputando a vice-prefeitura.
A coligação "Com o povo para avançar" tem Sediene Maia (PSD) como candidata a prefeita, com o Pastor José Dias(PSD) sendo candidato a vice.
Piraí
Um nome tradicional disputa a prefeitura: Arthur Tutuca(PRD). A candidata a vice na chapa da coligação "Por respeito a Piraí" é a professora Aline Feital (PRD).
O ex-governador Pezão (MDB) teve a candidatura impugnada pelo TRE-RJ e disse que irá recorrer.
Porto Real
A disputa pela prefeitura de Porto Real reúne o atual prefeito, Alexandre Serfiotis (MDB), pela coligação "Por amor a Porto Real" , com Agnaldo da Casa dos Colchões (União Brasil) como você e o ex-prefeito Ailton Marques(PDT), pela coligação "Construindo um futuro melhor", com Sérgio Hotz (Republicanos) disputando a vice-prefeitura.
Quatis
A disputa pela prefeitura de Quatis está resumida a duas coligações: Aluísio D'Elias (Progressistas) encabeça a chapa da coligação "Construindo o futuro", com Professora Ivone (PL) como candidata a vice
A outra coligação é "Unidos por Quatis", com Vitinho (MDB) como candidato a prefeito e Heitor da Macopil (União Brasil) completando a chapa, como candidato a vice.
Resende
Quatro chapas disputam a prefeitura de Resende. A coligação "Resende no caminho certo" tem o deputado estadual Tande Vieira (Progressistas) como candidato a prefeito e Davi do Esporte (União Brasil) para vice, completando a chapa.
A coligação "Resende de coração" tem Renan Marassi (Republicanos) na cabeça de chapa e Ana Paula Rechuan (PSD) como candidata a vice
O DC tem Leonel Policiano (DC) na cabeça de chapa e Pastor David (DC) como candidato a vice.
A coligação "Resende de toda gente" tem Valdo Gomes (PT) como candidato a prefeito e Sandra Prado para vice-prefeita (PT).
Rio Claro
Três coligações estão na disputa pela prefeitura de Rio Claro.
Babton Biondi (Progressistas) é candidato a prefeito pela coligação "Para Rio Claro seguir avançando. Sua vice é Guta Monteiro (Progressistas).
A coligação "Rio Claro levada a sério" é encabeçada pelo Dr. Daniel(União Brasil). A chapa é complementada por Carlos Mauro (PRD), candidato a vice.
A Dra. Pollyana Mazilli é candidata a prefeita pelo Podemos. A candidata a vice é Aurélia Calmon, do mesmo partido.
Volta Redonda
A cidade mais populosa da região tem eleição em dois turnos para prefeito. Sete chapas disputam o primeiro turno e cinco vão negociar apoios no caso de haver segundo turno.
O prefeito Antônio Francisco Neto (Progressistas);tenta a reeleição, que pode levá-lo ao sexto mandato, com Sebastião Faria (PL) repetindo a chapa vencedora em 2020. A coligação de Neto se chama "Apaixonados por Volta Redonda".
A coligação "Volta Redonda da esperança" tem o Professor Habibe (PC do B) como candidato a prefeito. A candidata a vice-prefeita é Drica(PSOL).
O empresário Mauro Campos é candidato a prefeito pelo Novo. Seu candidato a vice é Leandro P. Souza, do mesmo partido.
O ex-prefeito Samuca Silva (PSDB) é o candidato do PSDB/Cidadania. Seu candidato a vice é Rodney Oliveira (PSDB).
O PSB tem como candidato a prefeito o ex-prefeito de Pinheiral, Arimathea (PSB). A chapa tem Adélia Mezzabarba (PSB) como candidata a vice.
Pelo PCO, o candidato a prefeito é Jamaica. Edileuza (PCO) disputa a vice-prefeitura por essa chapa.
O PSTU tem Maicon Quintanilha como candidato a prefeito e Lázaro Luis, do mesmo partido, concorrendo a vice-prefeito.