Por:

Furtado propõe a criação de 'Cidade da Segurança'

Delegado Antonio Furtado diz que é preciso integrar segurança com tecnologia | Foto: Ana Luiza Rossi/CSF

Por Redação

O candidato a prefeito de Barra do Piraí, Delegado Antônio Furtado, afirma que, se eleito, a prioridade de seu governo serão a criação da "Cidade da Segurança", um novo projeto que integra tecnologia e colaboração entre diversos órgãos de segurança. Além disso, segundo o candidato, será implantado o Projeto "Olho Vivo", que utiliza inteligência artificial para monitoramento e identificação de criminosos, em um eventual governo.

O candidato destaca ainda que a segurança pública se constrói através de dois pilares: a integração entre todos os órgãos de segurança e o uso de tecnologia. Ele explica que a iniciativa começaria pelo bairro Matadouro, em um terreno municipal próximo à 88ª elegacia de Polícia. O espaço abrigaria a sede da Guarda Municipal e postos do ICCE e do IML para perícias.

-Assim, os barrenses que sofrerem agressões não precisarão mais se deslocar até Volta Redonda, evitando despesas, gasto de tempo e usufruindo de maior agilidade no trabalho policial - ressaltou.

Pela propsta, a Cidade da Segurança incluiria uma sede da Defesa Civil, postos avançados da PM e do Corpo de Bombeiros, além da nova sede do Conselho Tutelar.

-Todos os órgãos de segurança pública estarão integrados. Queremos trazer uma Deam. Vou conversar pessoalmente sobre isto com o Secretário da Polícia Civil, Delegado Marcos Amin, logo após as eleições - disse.

Com relação ao projeto "Olho Vivo". "Enquanto muitos falam em instalar, ele explica que as câmeras terão tecnologia de inteligência artificial para reconhecimento facial e de placas. "Isso é o que a população deseja e o pesadelo dos criminosos," explica, e continua:

-Se alguém entrar na cidade e tiver contra si um mandado de prisão em aberto no sistema, a polícia será acionada e o criminoso preso imediatamente. Da mesma forma, se um veículo for reconhecido nas câmeras como produto de furto ou roubo, a polícia vai capturar o ladrão ou receptador, sendo o veículo recuperado e devolvido em tempo recorde ao proprietário.

-Na minha casa, que é a Segurança Pública, jamais aceitei crimes, desordem, bagunça ou arruaça. Trabalho para que todas as pessoas tenham paz e por esse motivo fui promovido como Delegado em Barra do Piraí e a Câmara Municipal me diplomou como cidadão barrense - ressaltou Furtado.

Sobre a população em situação de rua em Barra do Piraí, ele garante:

"Não deixaremos pessoas desocupadas e de má índole nas ruas. Aqueles que praticarem crimes serão presos. Para quem busca uma oportunidade, ofereceremos qualificação, trabalho e até tratamento para se livrar do vício, mas é preciso retirar da rua aqueles que causam transtornos e agem como delinquentes. Faremos isso e devolveremos a todos a tranquilidade".