Por: POR SONIA PAES

CORREIO DO VALE: Jari quer audiência sobre transporte público

Jari mantém contato permanente com o Detro-RJ | Foto: Divulgação

O deputado estadual Jari Oliveira (PSB) solicitou à presidência do Detro-RJ a realização de audiência pública sobre o transporte intermunicipal no Sul Fluminense. O encontro com a população de toda região em Volta Redonda pode nortear o edital de licitação para a prestação de serviços adequados e de qualidade, já que o órgão prepara processo licitatório para todas as linhas intermunicipais do estado. "Sempre defendi que a licitação das linhas é um passo fundamental para a melhoria do serviço", afirmou Jari, reforçando a importância da audiência pública.

 

Melhoria no sistema

Jari de Oliveira salientou ter a expectativa de que com a licitação das linhas possa ter uma melhora no sistema de transporte coletivo no Sul Fluminense. "Mas ouvir a opinião da população, que usa o transporte público no dia a dia tem que ser levada em consideração. Como a direção do Detro tem se mostrado sensível em encontrar soluções que atendam aos usuários", afirmou Jari.

Contato com o Detro-RJ

A luta por um transporte público de qualidade em toda a região é uma das marcas dos mandatos do deputado estadual Jari de Oliveira. Em contato permanente com a direção do Detro-RJ, o deputado conseguiu avançar em alguns pontos. Houve redução de reajustes abusivos nas tarifas, a fiscalização aumentou e alguns veículos sem condições de trafegar saíram de circulação.

Deputada pede unidade do Procon em Angra dos Reis

Célia fala da defesa dos consumidores | Foto: Divulgação

A deputada estadual Célia Jordão (PL) solicitou ao governador Cláudio Castro (PL) a implantação de uma unidade do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) no município de Angra dos Reis. Por meio da Indicação Legislativa Nº 3409/2024, já em trâmite na Assembleia, a parlamentar pede que o governador verifique com a Secretaria Estadual de Defesa do Consumidor a criação da nova unidade. "O Procon é um instrumento importante de proteção e defesa dos consumidores e, por isso, é essencial a implantação deste Programa em nossa região. A iniciativa irá garantir a fiscalização e aplicação das normas".

 

Teste na usina Angra 1

A Eletronuclear, responsável pelo complexo nuclear de Angra dos Reis, informou que, em conformidade com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), realizou, no domingo (25), um teste programado em Angra 1, no setor secundário da usina, sem qualquer contato com a área nuclear. A atividade verificou a funcionalidade das válvulas de parada e controle do Turbogerador, - equipamento que faz parte do sistema que converte o calor em eletricidade - procedimento essencial realizado a cada três meses.

Carga reduzida

Para realizar o teste, a Eletronuclear informou que a carga da usina nuclear Angra 1 foi reduzida gradualmente para 450 MWe, começando à meia-noite de sábado para domingo. O teste ocorreu entre 1h e 6h, com a elevação da potência iniciando logo após, e o retorno à capacidade máxima de geração está previsto para o meio da tarde. A empresa reforçou que a segurança é uma prioridade absoluta. Todo o procedimento foi conduzido com rigorosos padrões, sem impacto para o meio ambiente, os trabalhadores ou a população.