Por: POR SONIA PAES

CORREIO DO VALE: Enéas Diniz deixa direção da CSN Mineração

Enéas Diniz na diretoria executiva da CSN | Foto: Arquivo

O executivo Enéas Diniz, muito conhecido em Volta Redonda, integra agora a Diretoria Executiva da CSN e deixou o cargo de diretor Superintendente da CSN Mineração, que passará a ser ocupado por Carlos Rodrigues de Campos Mello Junior. A alteração foi comunicada ao mercado na quarta-feira, dia 14, dois dias após a divulgação do balanço do segundo trimestre de 2024, quando foi registrado prejuízo líquido de R$ 222,6 milhões. Já a CSN Mineração lucrou R$ 1,5 bilhão no mesmo período, com alta de 170%, em relação ao segundo trimestre de 2023.

 

Pedro Mercadante continua

Pedro Barros Mercadante Oliva será o diretor Financeiro e de Relações com Investidores. Ele é filho de Aloizio Mercadante, do BNDES, amigo de Benjamin Steinbruch, o todo poderoso do Grupo CSN, desde a privatização da empresa em 1993. Pedro está no grupo há bastante tempo e seria, inclusive, sócio de Victória Steinbruch, filha de Steinbruch, na CBSI, que presta serviços à CSN.

Comando por dois anos

Os outros integrantes da direção da CSN Mineração são: Kan Bito, Diretor de Planejamento Estratégico; Otto Alexandre Levy Reis, Diretor de Investimentos; e Cláudio Musso Velloso, Diretor de Produção. A eleição da diretoria da mineradora do grupo foi feita pelo Conselho de Administração da CSN, também durante esta semana, e terá validade por um período de dois anos.

Aprovado projeto sobre prevenção ao câncer de pele

Hálisson é autor da lei aprovada pela Câmara Municipal | Foto: Divulgação

Mais uma lei do vereador Hálison Vitorino (Republicanos), que amplia os cuidados com a saúde pública, é aprovada pela Câmara Municipal. A iniciativa, desta vez, cria o 'Programa de Prevenção ao Câncer de Pele' em Volta Redonda, cujo principal objetivo é o diagnóstico precoce da doença, além de definir prioridades para o tratamento dos casos detectados. A proposta de lei estabelece ainda a realização de debate acerca do tema, envolvendo setores da sociedade e entidades destinadas ao controle da incidência do câncer de pele. Outra medida é capacitar os profissionais da Educação, para que possam orientar crianças e adolescentes.

 

Escolas têm papel fundamental

O vereador Hálison Vitorino diz que as escolas devem ter papel fundamental ainda nas ações de orientação dos pais e alunos sobre o crescimento de casos da doença. No decorrer do ano letivo, o programa deve ser tema de projetos educativos nas escolas da rede municipal por, no mínimo, uma vez ao ano. Já as palestras realizadas sobre o tema devem ser ministradas por profissionais técnicos, de preferência com especialização em dermatologia, segundo o projeto do vereador aprovado pela Câmara Municipal de Volta Redonda.

À espera da sanção ou não

"Fala-se muito em aquecimento global e, a cada ano, nossos verões atingem sensação térmica mais alta, nos levando a buscar lugares frescos com lazer em praias, piscinas, cachoeiras, resultando em exposição ao sol. (Isso) nos traz grande preocupação, pois é importante orientarmos as pessoas sobre os cuidados com a pele", ressaltou o vereador. Ele acrescentou ainda que espera a realização de ações chegando a um maior número de pessoas. A lei segue agora para sanção ou não do prefeito Antonio Francisco Neto.