Por:

Vice-prefeita de Pinheiral encara novo desafio político

Além de vice-prefeita, Sediene também esteve a cargo da Secretaria de Educação por oito anos | Foto: Ana Luiza Rossi/CSF

Por Lanna Silveira

Após cumprir dois mandatos como vice-prefeita em Pinheiral, a professora Sediene Maia, do PSD, entra na corrida pela prefeitura nas eleições deste ano. Reconhecendo o potencial de expansão da cidade, a pré-candidata fala da necessidade de um governo com maior olhar social, melhorando as áreas deficientes e buscando inspiração nas políticas públicas de sucesso de outras cidades da região.

O pré-candidato a vice na chapa de Sediene é José Dias, pastor da Assembleia de Deus Ministério Madureira. O lançamento oficial da candidatura de Sediene e do Pastor será nesta sexta-feira, dia 16, no Stillus, em Pinheiral.

As declarações de Sediene foram dadas ao Correio Sul Fluminense, na tarde de quarta-feira, dia 15, e fazem parte de uma série de entrevistas que o jornal está fazendo com os pré-candidatos às prefeituras de toda a região.

Sediene explica que seus oito anos como vice-prefeita lhe aproximaram das necessidades dos moradores, ouvindo seus pedidos e sugestões. A partir disso, a pré-candidata entendeu que a cidade ainda possui pontos a serem melhorados na gestão pública e, por isso, decidiu se candidatar a prefeita.

- Eu percebi que a gente não tinha chegado em alguns lugares que precisamos chegar e tive certeza de que poderia fazer mais pelo povo. Por isso, em vez de encerrar a minha carreira, decidi continuar indo para frente, pela vontade de melhorar as condições de vida da população - esclarece.

Necessidade de mudança

Para a pré-candidata, a área da Saúde precisa de atenção especial da gestão municipal. Ao falar sobre as pendências do setor, Sediene cita a necessidade de avaliar a quantidade de médicos disponíveis para atendimento; realizar a manutenção constante do estoque de remédios da farmácia básica.

Ela ressalta ainda que é preciso melhorar as dinâmicas de atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS); além de reduzir as filas de espera da fisioterapia, que tem pacientes inscritos desde 2023.

Outros setores públicos que ainda não foram plenamente desenvolvidos, segundo Sediene, são os de Mobilidade Urbana, Transporte, Acessibilidade e Cultura.

Cidades modelo

Analisando Pinheiral em comparação a outras cidades da região, Sediene também identifica outras insuficiências.

A pré-candidata acredita que o município não possui políticas públicas eficazes voltadas para os idosos ou para pessoas com deficiência. "Não temos muita acessibilidade ou programas de apoio. O que temos é uma política 'pra inglês ver'", pontua.

A vice-prefeita também cita a falta de opções de lazer para os jovens, a necessidade de se investir em ações para mulheres e a falta de incentivo aos artistas locais.

Sediene declara que o cenário político de outros municípios deve ser usado como referência por Pinheiral, a fim de alcançar novas conquistas na gestão pública. "Existem políticas nas cidades vizinhas que a gente realmente tem que copiar. Pinheiral tem 29 anos, somos um dos municípios mais jovens. E o jovem, normalmente, copia o 'adulto'", brinca.

Apoio intermunicipal

A pré-candidatura tem o apoio do prefeito de Volta Redonda, Antonio Francisco Neto, pré-candidato à reeleição pelo PP, além do deputado estadual Munir Neto, do mesmo partido que ela. Segundo a pré-candidata, ambos são aliados antigos em sua trajetória profissional e política. Além de ter trabalhado durante anos na rede municipal de ensino de Volta Redonda, Neto também era próximo de Doutor Toninho, ex-prefeito de Pinheiral responsável por lançar Sediene na política, que morreu em 2021, de Covid.

"A minha proximidade com o Neto (prefeito Antonio Francisco Neto) também é uma forma de conseguir conquistar essa questão administrativa diferenciada que ele tem. A gente aprende muito com ele", pontua.

Sediene também afirma que receberá o apoio da deputada federal Laura Carneiro e da deputada estadual Marta Rocha, tecendo elogios para ambas. "São mulheres visionárias. Laura abriu caminho para as mulheres na política, e Marta tem uma caminhada muito grande que traz segurança para a nossa pré-campanha", conclui.

Trajetória

A pré-candidata é moradora de Pinheiral desde a infância, trabalhando inicialmente como professora e diretora escolar no município e em Volta Redonda. Quando decidiu se aposentar, foi chamada pelo então prefeito, Doutor Toninho, para assumir a Secretaria de Educação - que, na época, também contemplava a pasta de Esporte, Cultura, Lazer e Turismo.

Após oito anos atuando como secretária, foi convidada para compor a chapa de Ednardo Pereira, atual prefeito, onde assumiu o cargo de vice-prefeita por dois mandatos.