Por:

CORREIO DO VALE: Julio Barbosa renuncia à pré-candidatura para prefeitura de Pinheiral

Sediene ganha apoio do ex-secretário Julio Barbosa | Foto: Divulgação

Julio Barbosa anunciou sua renúncia à pré-candidatura ao cargo executivo de Pinheiral, declarando apoio à pré-candidata Sediene. Julio Barbosa, agora à frente da coordenação de campanha de Sediene, assumiu a responsabilidade de conquistar o voto dos eleitores indecisos.

Sediene, atual vice-prefeita e oposição declarada ao governo, esteve presente em uma reunião no último sábado com os apoiadores de Julio Barbosa. Durante o encontro, ela expressou sua gratidão pelo apoio recebido e discutiu detalhadamente planos e soluções participativas para o desafios de Pinheiral.

A adesão de Julio Barbosa à campanha de Sediene trouxe uma nova dinâmica ao cenário político da cidade, que se prepara para o período das convenções partidárias e o início oficial das campanhas eleitorais. Esse movimento tem gerado discussões e movimentações entre os políticos.

Com esse novo cenário, as aproximações políticas e novas negociações estão ganhando força, refletindo a complexidade e a competitividade do ambiente eleitoral em Pinheiral.
A aliança entre Barbosa e Sediene pode representar um novo tom na disputa eleitoral da cidade.

Reviravolta com as convenções

Com a proximidade das convenções partidárias, novas desistências ao governo municipal de Pinheiral devem ocorrer e, consequentemente, haverá formação de novos grupos políticos. Guto Nader, pré-candidato a prefeito, também poderá lançar mão de postular uma vaga ao Executivo para engrossar as fileiras de outras legendas, segundo informou fontes ligadas à coluna.

De olho na cidade vizinha

O deputado Gustato Tutuca está empenhado na pré-candidatura do irmão, Arthur Tutuca, à Prefeitura de Piraí, mas não deixa escapar de seu radar as eleições na vizinha Pinheiral. Ele e todo o seu grupo, incluindo a cúpula do Palácio Guanabara, apostam fortemente em Luciano Muniz, nas ruas 24 horas. Luciano Muniz deixou a Secretaria Estadual de Turismo para encarar o desafio.

Prorrogado resultado da consulta pública sobre Angra 3

Obras de usina nuclear de Angra foram iniciadas em 1984 | Foto: Divulgação/Eletronuclear

A Eletronuclear estendeu por mais 45 dias o prazo para divulgação das respostas às contribuições recebidas durante a consulta pública ao contrato de licitação e minutas do edital para conclusão de Angra 3. A data agora para divulgação dos resultados é 19 de agosto. A decisão, segundo a empresa, foi tomada "em função da quantidade e natureza das contribuições recebidas durante a consulta pública". A Eletronuclear ressaltou que a prorrogação do prazo não impacta o planejamento da empresa. Com apoio técnico do BNDES, a consulta pública buscou sugestões de melhorias nos documentos relacionados aos serviços de Engenharia, Gestão de Compras e Construção.

 

Usina à espera de estudos

A estatal lembra que a "terceira unidade da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto irá operar com alto grau de confiabilidade e contribuir para a segurança de abastecimento do sistema elétrico brasileiro". Além disso, destaca-se o papel de gerar energia limpa, sem a emissão de gases que causam o efeito estufa. Atualmente, a Eletronuclear aguarda a finalização de estudos independentes, feitos pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

Aprovar e definir tarifas

Os estudos do BNDES serão analisados pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), pelo Ministério de Minas e Energia e pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE). Os órgãos serão os responsáveis por definir a outorga e aprovar a tarifa de comercialização da energia gerada por Angra 3. Estudo recente da FGV/ENERGIA mostrou que cada R$1 bilhão investido no setor de geração nuclear, gera-se R$3.1 bilhões na cadeia produtiva, gerando 22.500 empregos no Brasil, sendo 17.500 no Estado do Rio de Janeiro