Por:

Torcedor símbolo do Resende já viajou mais de 700 km para ver time

Álvaro em no Espírito Santo, a 788 km de Resende | Foto: Arquivo pessoal

Por Thomás de Paula

Morador de Resende e torcedor do Gigante do Vale desde 2008, Álvaro Marques, de apenas 20 anos, esteve presente em todos os jogos fora de casa e revela que já viajou mais de 700 quilômetros para prestigiar seu time do coração: o Resende FC.

A paixão, segundo Álvaro, vem de família. "A minha paixão pelo Resende começou em 2008, quando fui ao Estádio do Trabalhador pela primeira vez e vi o Resende ganhar de 1x0 do Americano. Na época, o Resende havia acabado de subir, e várias pessoas da minha família acompanhavam os jogos do clube. Meu pai tinha ido ao jogo do acesso em 2007 para prestigiar a equipe."

Mas o momento crucial foi após acompanhar a campanha do time em 2013. "Vi o Resende de Paulo Campos fazer uma campanha histórica" disse Álvaro. Naquela ocasião, o Gigante do Vale fazia uma boa campanha na Série D até ser eliminado pelo Mixto nas oitavas de final da competição, sendo a melhor campanha do clube na história da competição até os dias de hoje.

Durante a disputa da Série D de 2023, o rapaz esteve presente em todos os jogos do Resende fora de casa e fala sobre os desafios de realizar essas viagens. "Foi uma logística complicada e exigiu um certo esforço financeiro para conseguir acompanhar. Tive apoio de patrocinadores, familiares e amigos. Além disso, assim que o Resende ganhou a Taça Rio em 2022, comecei a juntar dinheiro para viver esse momento. Acumulei dinheiro durante o período de quase um ano que ficamos sem jogar, um esforço tremendo que me permitiria ir até a final da Série D, se necessário", afirmou.

Álvaro garante que, apesar de parecer solitário, sente orgulho em torcer para o clube e em fazer o possível para acompanhá-lo. "Enxergo o futebol de maneira diferente da maioria dos torcedores brasileiros. Eu não valorizo somente os resultados, mas também a representatividade de ver o clube da cidade onde nasci, cresci e vivo, ter sucesso."

A paixão de Álvaro pelo clube o fez fundar em 2015 o "Fanáticos Pelo Resende". A torcida organizada surgiu com o intuito de reunir pessoas que tivessem tanta disposição quanto Álvaro para acompanhar os jogos do clube. Inicialmente, a torcida contava com cerca de 15 membros fixos, mas com o passar dos anos o número foi reduzindo, e com o rebaixamento da equipe, Álvaro em diversos momentos foi o único torcedor no estádio.

Apesar de tudo, Álvaro relembra com carinho das competições e não perde a fé. "Fui a todos os jogos do Resende em um Campeonato Carioca e, na final da Taça Rio, tirei dinheiro do meu bolso para levar 50 torcedores resendenses em um ônibus para assistir à final. Foi uma festa linda e saímos com o título".

*Estagiário