A programação pelo aniversário de 34 anos do Memorial Zumbi começa nesta segunda-feira, dia 3, às 19 horas, com a abertura de uma exposição que contará a história de resistência e luta do povo negro de Volta Redonda. A mostra irá até dia 28 de junho e a entrada é gratuita.
A coordenadora do Memorial Zumbi, Renata Ferreira, destaca que a exposição também faz parte da 8ª Semana Nacional de Arquivos, promovido pelo Ministério da Cultura, por meio do Arquivo Nacional, em comemoração ao Dia Internacional dos Arquivos (9 de junho).
"A abertura oficial do evento contará também com apresentações do Jongo Di Volta e do Coral Municipal", destacou a coordenadora.
O Memorial Zumbi, que fica na Vila Santa Cecília, tem um Tour Afro Pedagógico, projeto iniciado em 2023 e que leva grupos e alunos das escolas das redes públicas e particular para conhecer um pouco da história da população negra e da cultura afro-brasileira, e que será uma das atividades preparadas para celebrar os 34 anos do Memorial.
"A educação antirracista juntamente com a cultura hackeia o sistema. O Memorial Zumbi tem uma importância gigantesca para a história e para a formação de Volta Redonda", ressaltou.