Por:

Cartório eleitoral de Volta Redonda tem fila para regularização de título

Eleitores enfrentam fila no Cartório de Volta Redonda | Foto: Ana Luiza Rossi/CSF

A reta final para regularizar a situação do título eleitoral movimentou os cartórios de Volta Redonda e de Barra Mansa, nesta segunda-feira, dia 06, assim como em outros municípios da região do Médio Paraíba. A data-limite para pedir diversos serviços eleitorais termina nesta quarta-feira, dia 08, e como já é praticamente um costume, inúmeros eleitores deixaram a atualização para a última hora.

Entre os principais pedidos feitos pelo eleirorado está o cadastramento de dados biométricos. O de maior destaque está ficando por conta da primeira via de título eleitoral, que também pode ser feita até amanhã, quando acaba ainda a possibilidade de fazer alteração e regularização cadastral.

Somente de janeiro a abril deste ano, foram registrados 5,9 milhões de requerimentos de alistamento eleitoral, dos quais mais de 2 milhões se referem a solicitações de novos títulos e 1,9 milhão trata de pedidos de transferência de domicílio eleitoral.

Já na quinta-feira, dia 09, o cadastro eleitoral estará fechado para a organização da logística de votação das eleições. Com isso, até o dia dia 5 de novembro, fica suspenso o recebimento de solicitações de alistamento, transferência e revisão eleitoral em todas as unidades da Justiça Eleitoral e o autoatendimento na internet.

Manter o título regularizado é também uma exigência para a emissão de outros documentos como a identidade. A retirada do passaporte precisa da situação eleitoral em dia, assim como receber remuneração de função ou emprego público, participar de concorrência pública e se inscrever em concurso público, entre outras.

A correria aos cartórios ocorreu ainda porque não é possível votar se a pessoa estiver com a inscrição eleitoral cancelada ou suspensa. Resumo: para participar das eleições desse ano, o eleitor precisa estar com o título regular.

Caso esteja com o título cancelado ou suspenso, o eleitor deve procurar um cartório eleitoral para saber como fazer a regularização. Mas a data termina amanhã. Daí, as filas que estão se formando nos cartórios eleitorais.

Teste de confirmação

De 15 a 17 de maio, será realizado o Teste de Confirmação para checagem das correções apontadas pelas investigadoras e pelos investigadores no Teste Público de Segurança da Urna (TPS) realizado de 27 de novembro a 2 de dezembro de 2023.

O relatório final com as conclusões da Comissão Avaliadora do Teste Público de Segurança da Urna (TPS) 2023, realizado no ano passado, foi divulgao no dia 20 de dezembro. A Comissão considerou que os achados não comprometeram a integridade, o sigilo do voto e o resultado das eleições, mas recomendou que cinco planos de teste executados durante a primeira etapa sejam replicados na segunda fase do evento, chamada de Teste de Confirmação.