Por:

Cida Diogo deixa gestão de hospitais federais do Rio

Cida Diogo | Foto: Divulgação

A médica Teresa Navarro Vannucci foi nomeada para comandar o Departamento de Gestão Hospitalar (DGH), responsável pelos hospitais federais do Rio de Janeiro. Ela ficará no lugar da ex-deputada federal, Cida Diogo, nomeada para o cargo em março deste ano, em meio a uma crise que o Ministério da Saúde enfrenta. Cida, que é de Volta Redonda, sul do Estado do Rio, atuou de modo provisório e teria dito a aliados que não tinha interesse de continuar no cargo. 

Teresa Navarro Vannucci é servidora de carreira do Hospital Federal do Andaraí desde 2005. A nomeação dela foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira, dia 29. A rede hospitalar federal na capital fluminense vem sendo alvo de uma série denúncias de problemas de atendimento, falta de materiais, de profissionais e de manutenção.

A troca ocorre seis dias após a ministra da Saúde, Nísia Trindade, negar que o Ministério irá distribuir a gestão dos seis hospitais federais do Rio de Janeiro entre os governos estadual e municipal. Os servidores da rede se manifestam contrários à possibilidade de transferência de gestão.

A ministra apresentou ainda, na entrevista do último dia 24, um balanço das ações do Comitê Gestor que iniciou o trabalho de diagnóstico e intervenção junto às direções de cada hospital, para recuperação da rede

As ações, segundo o ministério,  para evitar o colapso do serviço envolveram o aumento de profissionais,  com a edição de uma Medida Provisória para prorrogação de 1,7 mil contratos temporários. Outros mil profissionais também foram convocados, segundo a ministra.