Por:

Volkswagen oferece curso de capacitação para comunidades de Resende

Fábrica da Volks Caminhões e Ônibus em Resende anuncia projetos para moradores do município | Foto: Divulgação

A Fábrica da Volkswagen Caminhões em Resende lançou nesta quinta-feira, dai 25, o o projeto CO.DE School: Academia de Programação e Desenvolvimento. Trata-se de um serviço de capacitação nas áreas de programação e desenvolvimento de software, com 32 vagas priotárias para pessoas com baixa renda familiar.

As aulas serão oferecidas no Senai aqui de Resende, com 700 horas e contemplando um conteúdo completo. Além disso, a empresa apresentou a nova fase do já tradicional Programa Formare e também detalhes da nova iniciativa Motores da Liderança, que vai oferecer formação complementar aos colaboradores da fábrica.

A Volks anunciou ainda a abertura de 150 vagas para um curso de Montador Geral, voltado para a qualificação profissional de mão de obra direta na comunidade.

O lançamento do programa teve a participação do CEO da Volks, Roberto Cortes, do prefeito Diogo Balieiro, do deputado estadual Tande Vieira, do secretário de Governo, Élio Rodrigues, e dos vereadores Davi do Esporte e Sandro Ritton.

A direção da montadora aproveitou o evento para promover uma visita no interior de sua fábrica, em Resende, na região das Agulhas Negras. "Fomos convidados para ir até a Fábrica da Volkswagen Caminhões e Ônibus, para conhecer mais de perto os mais recentes e importantes investimentos da empresa no setor de ensino em toda região Sul Fluminense, como o projeto CO.DE School: Academia de Programação e Desenvolvimento", disse o prefeito. E completou:

-Esses e outros tantos investimentos, provam que a empresa acredita em nosso município e enxerga muito potencial em nossa população. Por este motivo, temos muito a agradecer e dizer que as portas da Prefeitura estarão sempre abertas.

Investimentos até 2028

Em fevereiro desse ano, a Volks anunciou investimentos da ordem de R$ 16 bilhões entre 2022 e 2028 -um acréscimo de R$ 9 bilhões em relação ao plano anterior, que terminaria em 2026. O valor será aplicado em projetos que promovam a transição energética no setor de transportes, com foco em carros híbridos e elétricos.

Serão lançados 16 novos modelos e um novo motor híbrido flex. Quatro produtos serão inéditos, e entre eles está a picape cabine dupla derivada do conceito Tarok. O utilitário poderá rodar com etanol, gasolina e eletricidade.

A produção nacional de carros eletrificados deve aquecer o mercado automotivo a partir deste ano. As novas tecnologias estarão presentes em modelos compactos já conhecidos -como o Volkswagen Polo-, que ganharão atualizações e novas versões entre 2024 e 2028.

Espera-se que os valores praticados não se distanciem dos atuais, com opções cujos preços iniciais ficarão entre R$ 90 mil e R$ 120 mil.

No caso dos modelos mais em conta, a tecnologia predominante deverá ser a "mild hybrid" -híbrido leve no Brasil. Essa solução não prevê um motor elétrico, mas, sim, o uso de um sistema otimizado de partida.

Nesse caso, um alternador mais potente auxilia o motor a combustão. A eletricidade ajuda a reduzir a queima de combustível ao ligar o carro e fornece torque extra nas arrancadas, entre outros recursos.7

O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) vai conceder financiamento de R$ 500 milhões para os investimentos da montadora. O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, disse que o objetivo do financiamento é desenvolver tecnologias que contribuam para a descarbonização e a redução da emissão de poluentes e CO2.

O custo do aporte será baseado na TR (taxa referencial). Além da parte de engenharia, o valor será usado na capacitação de mão de obra para trabalhar com os futuros modelos híbridos e elétricos.