Por:

Moradores do bairro Roma reclamam do serviço da Light

Os moradores articularam a reunião em um grupo do bairro, no Whatsapp | Foto: Lanna Silveira

Por Lanna Silveira

Na manhã desta quarta-feira (24), um grupo de moradores do bairro Roma, em Volta Redonda, se reuniu na sede da Light, na Avenida Amaral Peixoto, para protestar sobre a qualidade do serviço da empresa. As principais críticas apontam casos de falta de energia, que demoram horas para serem resolvidos pela Light e, ocorrem diariamente, além de picos de luz. A população do Roma alega que as falhas no serviço acontecem no bairro há mais de cinco anos e estão piorando com o tempo.

Segundo o líder comunitário Carlos Roberto, as quedas de luz acontecem a qualquer hora do dia e independente das condições climáticas. O morador explica que os picos já causaram prejuízos aos moradores, danificando eletrodomésticos, além de causar outros tipos de transtornos em sua rotina.

"Temos postos de saúde no bairro, muitos moradores idosos que precisam da energia elétrica para ter mais conforto, e a falta de luz atrapalha isso", considera. Carlos ainda alega que a energia demora horas ou dias para ser reestabelecida e que o atendimento oferecido pela Light é lento.

De acordo com Carlos e Denis Matos, outro líder da comunidade, os moradores já informaram a Light sobre esses problemas em mais de uma ocasião, chegando a participar de reuniões com a empresa.

Os moradores relatam que a justificativa da Light para a dificuldade em resolver as quedas de luz seria a alta demanda do bairro. A resposta que não foi satisfatória para a comunidade. "Novos moradores não surgem do nada. Quando surge um novo prédio no bairro, que demora anos para ser erguido, a Light tem conhecimento sobre as instalações que serão necessárias nesse local. Por isso, a empresa já deveria fazer um planejamento para atender àquele local adequadamente", afirma Denis.

Para os representantes, seria ideal que a Light fizesse um estudo de ampliação do serviço no bairro, aumentando a quantidade de transformadores, fazendo a troca de postes de madeira que ainda existem no local e fazendo podas de árvores que entrelaçam os fios e atrapalham a circulação de energia.

Eles afirmam que essas medidas já foram solicitadas anteriormente e que a empresa só toma providências quando algum acidente acontece no bairro. "Se tiverem ações de prevenção, em vez de remediação, as coisas aconteceriam bem melhor", ressalta.

Dênis e Carlos afirmam que a dificuldade em conseguir ações eficientes da Light representam descaso, falta de respeito e sensibilidade com os moradores do bairro. "Sentimos que o Roma só é interessante em época de eleição, que só aparecem ali para conseguir votos. O bairro tem tudo para crescer, mas está abandonado", concluem, afirmando que caso o problema não seja resolvido após a mobilização dessa manhã, o grupo levará o caso à Coordenadoria de Proteção e Defesa ao Consumidor (Procon).

Esclarecimento

O Correio Sul Fluminense entrou em contato com a Light que, em nota, afirmou que "os serviços foram mapeados e a linha que supre o bairro está no plano de manutenção, com programações de reparos já iniciadas e previstas até o dia 14/05/24".

*Estagiária