Por: POR SONIA PAES

CORREIO DO VALE: CSN divulga balanço no próximo dia 08 de maio

CSN divulgará números do primeiro trimestre de 2024 | Foto: Divulgação

CSN divulga balanço no próximo dia 08 de maio

A temporada de divulgação de balanço do primeiro trimestre de 2024 está aberta. A CSN divulga os números do período no dia 8 de maio, sete dias depois das comemorações pelo Dia do Trabalhador. Analistas da XP, apontam que os resultados da empresa devem vir menores em função do recuo do minério de ferro. A CSN Mineração tem uma forte influência no balanço do grupo siderúrgico e registrou lucro líquido de R$ 1,359 bilhão no quarto trimestre de 2023, alta de 13,2% na comparação com o mesmo período do ano anterior.

 

Combinação de fatores

A receita líquida ajustada da CSN Mineração no 4T23 foi de R$ 5,018 bi, valor 43% superior ao registrado em igual intervalo do ano passado e 16% maior ante o trimestre anterior. "O resultado é consequência da combinação de melhores preços de minério com o alto volume de vendas, resultando em um desempenho extraordinário que reflete a melhora operacional no período", ressaltou.

Primeiro trimestre misto

A Usiminas e a Gerdau também divulgam seu balanços: "Esperamos um primeiro trimestre misto para as ações de siderurgia. Com a indústria siderúrgica no Brasil ainda enfrentando um ambiente desafiador, esperamos que a exposição da Gerdau na América do Norte e os esforços de eficiência de custos da Usiminas impulsionem uma melhora", fala a equipe da XP Investimentos.

Barra do Piraí terá projeto 'Aprendiz de sucesso'

Mário Esteves diz que projeto ajuda jovens | Foto: Divulgação

A Prefeitura de Barra do Piraí está cedendo um espaço do Centro Cultural Rosemar Muniz Pimentel, onde fica a Secretaria de Turismo e Cultura, para a realização de um projeto de responsabilidade social: o "Aprendiz do Sucesso". As inscrições para a seleção devem ser realizadas no próprio centro cultural, entre os dias 17 e 30 de abril, das 10 às 18 horas. O secretário interino de Turismo e Cultura, Wagner Aiex, informa que até mil jovens com idade entre 18 e 29 anos serão estimulados e preparados para montar o seu próprio negócio. "Com isso, aumenta a geração de renda", aponta o secretário.

Incentivo à economia do mar

A deputada estadual Célia Jordão (PL) apresentou dois projetos de lei: um que cria a Política Estadual de Incentivo à Navegação de Cabotagem, e o outro que dispõe sobre o Programa de Apoio ao Pescador Artesanal do Rio de Janeiro. Célia também é autora da lei que instituiu a Política Estadual da Economia do Mar. "É preciso acordos de cooperação para ampliação dos portos fluminenses".