Por:

Caminhoneiros podem ter recompensa por descanso

Motoristas serão incentivados a fazerem paradas durante viagens em rodovias do país | Foto: Charles Moura/PMSJC

Um programa de recompensa para incentivar os motoristas de caminhão a cumprirem a portaria do Governo Federal que estabelece a Política Nacional de implantação de Pontos de Parada e Descanso (PPD) em rodovias federais. O documento foi assinado pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, na semana passada.

Em paralelo, na mesma semana, a Volkswagen Caminhões e Ônibus, com unidade em Resende, sul do Estado do Rio, se uniu à Livelo para criar uma iniciativa que vai monitorar o período dedicado ao sono durante as rotas de motoristas por todo o Brasil e convertê-lo em benefícios. O projeto "Trucker Napp - Descanse e Ganhe" está em fase piloto e as transportadoras interessadas podem se cadastrar pela internet.

Relógios inteligentes

O monitoramento das horas de sono será feito através de relógios inteligentes conectados a um sistema de pontuação que recompensa horas de sono com pontos Livelo, que podem, inclusive, serem trocados por dinheiro na conta bancária. Quanto mais horas de sono de qualidade o motorista tem, mais benefícios ele ganha.

Em pesquisa realizada em 2021 pela Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), a Academia Brasileira de Neurologia e o Conselho Regional de Medicina, 42% dos acidentes de trânsito no país estão relacionados ao sono. Segundo Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da Volkswagen Caminhões e Ônibus, o objetivo deste programa é incentivar uma rotina mais saudável e responsável nas estradas.

"Pensamos nesse projeto para beneficiar e contribuir com parceiros e clientes que vivem desse trabalho e, consequentemente, ajudar a promover estradas mais seguras para todos. Contar com a parceria da Livelo e da Carsten para iniciarmos esse movimento tão importante tem sido fundamental. Daqui em diante, nossos esforços serão para que tenhamos ainda mais empresas envolvidas em todas as frentes do programa", afirma Alouche.

De acordo com Marcelino Cruz, diretor executivo de Desenvolvimento de Negócios B2B da Livelo, o uso de pontos Livelo como incentivo aos profissionais dá liberdade para que cada um deles escolha a recompensa que preferir. Os motoristas não farão jornadas prolongadas e terão hábitos que serão mais benéficos para o seu bem-estar a longo prazo e ainda contarão com a possibilidade de trocar os pontos por diversas opções disponíveis no site e app do programa de recompensas.

Sono de qualidade

Ao iniciar uma jornada, o aplicativo começa a contabilizar os períodos e as fases do sono do profissional, como sono pesado, leve e REM. Mesmo que simples, uma tecnologia foi desenvolvida para garantir que o programa de incentivo seja eficiente.

o Trucker Napp monitora a duração, qualidade e frequência de sono dos motoristas e converte estes dados em pontos Livelo. Os pontos que forem ganhos através do tempo dormido podem ser utilizados de acordo com o objetivo pessoal de cada motorista.

As opções variam desde passagens aéreas, produtos e dinheiro, até a possibilidade de usá-los como forma de pagamento em lojas parceira do projeto. Outra vantagem é ter a escolha de fazer pagamentos com pontos via Pix em estabelecimentos físicos ou digitais.