Por: POR SONIA PAES

CORREIO DO VALE: Quinto destaca Política Nacional para Luto Materno

Edson Quinto diz que lei ajudará famílias | Foto: Divulgação

Quinto destaca Política Nacional para Luto Materno

A Câmara dos Deputados aprovou, na quarta-feira (dia 17), a política nacional voltada para as mulheres e famílias que enfrentam a perda de um bebê durante ou antes do parto. O vereador Edson Quinto (PL) comemorou a medida especialmente por seu trabalho relacionado a um tema semelhante. "Apresentei projeto de lei, que prevê oferta de leito hospitalar reservado para mães de natimorto ou com óbito fetal", disse o vereador. Com a aprovação na Câmara dos Deputados, o projeto segue agora para análise do Senado.

 

Humanização e acolhimento

Edson Quinto ressaltou a importância dessas medidas, destacando que proporcionam dignidade e apoio às mulheres e famílias que enfrentam essa difícil situação. Ele afirmou que sua proposta municipal, semelhante à política nacional aprovada, visa oferecer suporte e conforto às famílias que passam por esse momento de luto. "É uma forma de humanização e de acolhimento".

Capacitação de profissionais

Já a relatora da proposta na Câmara, deputada Any Ortiz (Cidadania-RS), enfatizou que a medida é fundamental para apoiar as mulheres que passam por um grande trauma e ressaltou a necessidade de capacitar os profissionais de saúde para atenderem de maneira humanizada nessas situações. O projeto foi apresentado pela deputada fedeeral Geovania de Sá (PSDB-SC).

Angra I volta a operar com 100% da capacidade

Usina volta a operar depois de uma rápida parada | Foto: Divulgação

A Eletronuclear informou que Angra 1 está operando a 100% de potência desde às 02h58 desta sexta-feira (19), após manutenção em uma bomba de água do sistema secundário da usina. A unidade precisou reduzir carga para 65% às 12h36 desta quinta-feira (18), em função do desligamento da bomba que apresentou perda de pressão na sucção de água. O problema foi solucionado pelos técnicos da Eletronuclear, seguindo integralmente os procedimentos operacionais e de segurança. O evento não gerou impacto negativo ao meio ambiente, aos trabalhadores e à população.

Vereador discute Saúde

O vereador Washington Uchôa (MDB) se reuniu com a secretária de Saúde de Volta Redonda, Maria da Conceição de Souza Rocha, para levar algumas demandas feitas a ele por pais de crianças com deficiência. Entre elas a possibilidade de disponibilizar vagas de consultas para psiquiatras e neurologistas para os pais atípicos. Foi falado também sobre saúde bucal. A secretária afirmou ao vereador que no município existe um projeto pronto para instalação de um centro específico para cuidar de crianças com autismo e seus familiares, o que falta agora é verba para tirá-lo do papel.

Campanha em maio

O vereador comentou com a secretária sobre a possibilidade de a cidade ter uma campanha em maio, específica para cuidar de mães e responsáveis de crianças com deficiência, que muitas vezes se deixam de lado por não terem uma rede de apoio. A secretaria de Saúde poderia disponibilizar consultas ou mais vagas, ao modelo do que faz no "outubro rosa" e "novembro azul". "Já fui procurado por muitas mães que mal conseguem assistir a uma TV por falta de tempo, imagine conseguirem procurar um médico. Precisamos cuidar de quem cuida também", afirmou Washington, que é presidente da Comissão da Pessoa com Deficiência na Câmara Municipal.