Por:

Neto oferece terreno para obra de Batalhão de Cães

O secretário estadual de Segurança, Victor dos Santos, Munir Neto e seu assessor Israel | Foto: Divulgação

O prefeito de Volta Redonda, Antonio Francisco Neto, está disposto a doar um terreno em um local estratégico para a construção de um Batalhão de Ações com Cães da Polícia Militar e de uma Delegacia de Homicídios. A proposta do prefeito está nas mãos do o secretário estadual de Segurança Publica, Victor dos Santos, e foi levada pelo deputado estadual Munir Neto (PSD).

O deputado e o secretário se reuniram, na semana passada, para tratarem do assunto: "Queremos uma Cia Avançada com instalações administrativas, alojamento, rancho, clínica veterinária, canil e campo de treinamento e adestramento dos cães", disse Munir, acrescentando que toda a região do Médio Paraíba seria atendida pelas novas unidades, caso elas saiam do papel.

-O Instituto de Segurança Pública mostrou nas últimas pesquisas que em nossa região tem acontecido mais mortes do que roubos e furtos. Por isso, a importância de construirmos uma Delegacia de Homicídios. O prefeito Neto concorda e apoia em tudo. Essa seria uma excelente estratégia para melhorar a Segurança da nossa reunião - detalhou Munir.

Dados do ISP, referentes somente a Volta Redonda, informam que houve redução nos principais indicadores criminais: homicídios e roubo. Em um comparativo entre os meses de fevereiro de 2023 e de 2024, houve quedas nos índices de letalidade violenta (homicídio doloso, lesão corporal seguida de morte), tentativas de homicídios, roubos de rua e furto de veículos, por exemplo.

Em relação aos casos de homicídios, um caso foi registrado este ano, contra seis no mesmo mês do ano passado - redução de 83,3%. Entre os roubos de rua, a queda foi de 66,7%, com três ocorridos em fevereiro de 2024 e nove no mesmo período em 2023. As tentativas de homicídio também foram reduzidas em 42,9%, passando de sete no ano passado para quatro em 2024.

Região Leste

Munir também levou para o conhecido do secretário, a indicação de sua autoria que solicita a implantação do Bairro Presente na Região Leste de Barra Mansa.

"Os projetos Segurança Presente e Bairro Presente ajudaram muito na queda da criminalidade de Volta Redonda e diversos municípios do estado. A Região Leste, em especial, o bairro Nove de Abril merece essa atenção. Junto com o nosso governador Cláudio Castro estamos fortalecendo o Sul Fluminense", concluiu.

Sonho antigo

A proposta para a instalação de uma Delegacia de Homicídios em Volta Redonda é um pedido antigo dos políticos. Em abril de 2022, o então deputado fedral, o delegado Antônio Furtado, fez a mesma proposta que acabou não seguindo adiante. Furtado, atualmente titular da delegacia de Barra do Piraí, onde é pré-candidato à prefeitura, também levou a ideia para o governo estadual.

No ano anterior, em 2019, uma reunião no gabinete do então prefeito Samuca Silva serviu para anunciar a Delegacia de Homicídios, que tinha até o local para sede: o Retiro. Furtado estava na reunião, assim como outras autoridades da área de segurança pública.