Por: POR SONIA PAES

CORREIO DO VALE: Soldados da Aman farão tour em montadora de Resende

Os soldados conhecerão as instalações da Nissan | Foto: Ana Luiza Rossi/CSF

Soldados da Aman farão tour em montadora de Resende

Soldados da Aman (Academia Militar das Agulhas Negras) irão conhecer como funciona a linha de montagem da Nissan, em Resende. Sem data definida, eles também terão a oportunidade de fazer um tour pela montadora que, aliás, abriu as portas da empresa para receber um grupo da imprensa regional. Os jornalistas constataram como estão sendo feitos os investimentos da ordem de R$ 2,8 bilhões com a finalidade de dominar o mercado interno e avançar para o externo. Essa semana, a Nissan completou 10 anos de fundação.

 

Obras da Dutra e montadoras

A Nissan é outra que está na fila de espera pelas obras de duplicação da Serra das Araras e da Via Dutra. A rodovia liga as duas principais capitais do país - Rio e São Paulo - e abriga o segundo maior polo automotivo do país. No complexo, entre Resende, Porto Real e Itatiaia, estão instaladas outras montadoras de carros como a Volkswagen, Stellantis e a Jaguar Land Rover.

Novo traçado da Serra das Araras

Ao mesmo tempo em que a localização do complexo industrial é um facilitador para as empresas, acaba sendo um empecilho também devido aos constantes acidentes e situações precárias em alguns trechos. A CCR, que administra a rodovia, anunciou, na semana passada, o início do novo traçado da Serra das Araras. O investimento, no papel há vários anos, vai girar em torno de R$ 1,5 bilhão.

Alunos por dentro da ciência e tecnologia em Resende

Alunos participam de palestra sobre trabalho da INB | Foto: Divulgação/INB

A Indústrias Nucleares do Brasil (INB) rompeu os muros da fábrica para promover um evento no Colégio Estadual Pedro Braile Neto, em Resende, na região das Agulhas Negras. Intitulado, "Mulheres e Meninas na ciência", o objetivo do encontro, realizado no último dia 11, foi estimular o contato das alunas da rede pública com áreas de ciência, tecnologia, entre outras, da INB. Detalhe: o trabalho foi feito em parceria com a Eletronuclear - que também levou o evento às escolas do entorno onde está inserida, e contou com apoio da WinBrasil, uma organização sem fins lucrativos de mulheres que trabalham em setores da energia nuclear.

Data reconhecida pela Unesco

E mais: o Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência foi implementado pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) e pela ONU-Mulheres. O evento no município deu oportunidade dos funcionários da empresa falarem aos alunos sobre suas profissões e contextualizaram seus trabalhos dentro da INB. Participaram do evento a administradora Ketrim Regina Souza - que conduziu a atividade, a publicitária Danielle Gasparini, a psicóloga Luciana Vargas, a engenheira química Lélia Paneto, a técnica em mecânica Diana Ganduxe, a técnica em segurança do trabalho Vanessa Oliveira e a física Mércia da Silva.

Setor nuclear e a comunidade

De acordo com Ketrim, a atividade foi uma oportunidade de levar informação sobre a INB e setor nuclear à comunidade da cidade onde a fábrica da empresa funciona. "Pelo olhar de Recursos Humanos, entendo que fomentar diálogos como esse com a comunidade desmistifica o que é a INB e quão importante a empresa é para a região, trazendo a possibilidade dessas meninas olharem para a INB como um lugar possível de trabalhar no futuro. E, sendo assim, o reflexo para empresa é um possível aumento de mulheres em nosso quadro funcional no futuro", disse a administradora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.