Por:

Festival 'Delícias do Vale do Café' acontece na região

Wanderson Farias, da Setur-RJ, Maria Inês, organizadora do festival, e Gustavo Tutuca | Foto: Divulgação

A terceira edição do Festival Gastronômico Delícias do Vale do Café, que reúne estabelecimentos, produtores e artesãos da região, acontece entre os dias 31 de maio e 9 de junho. Entre as cidades com participação confirmada, estão: Valença, Vassouras, Barra do Piraí, Piraí, Mendes, Engenheiro Paulo de Frontin, Miguel Pereira, Paty do Alferes, Paracambi, Pinheiral, Paraíba do Sul e Rio Claro, além dos distritos Ipiabas e Conservatória.

O evento terá o apoio da Setur/RJ de a Secretaria Estadual de Agricultura, assim como do Sebrae, do Senac com Sicomercio das cidades de Valenca, Barra do Pirai, Miguel Pereira, Paraiba do Sul e Rio Claro, das secretarias de Turismo dos municípios participantes e da Universidade de Vassouras.

O foco da programação do festival é valorizar a gastronomia, a cultura e os produtos da região, envolvendo agricultores, pescadores, cozinheiros, comerciantes, microempresários, educadores, escritores e ativistas. O evento visa fortalecer, também, o Arranjo Produtivo Local (APL) do Café, da Cachaça e do Queijo.

Roteiros turísticos pela região serão divulgados para o público durante a realização do festival, incentivando a circulação pelos estabelecimentos e atrativos participantes do Delícias do Vale do Café.

Para a produtora do evento, Maria Inês Oliveros, a consolidação do festival também serve para fortalecer o turismo e a economia regional, apresentando tendências e oferecendo oportunidades aos microempresários locais.

Programação

No festival, cada estabelecimento servirá uma receita criada exclusivamente para o evento e os pratos terão valores fixos. A personalidade homenageada nesta edição será Eufrásia Teixeira Leite - cuja residência foi transformada no 'Museu Casa da Hera' - que promete inspirar a culinária dos chefs e cozinheiros.

Além disso, o evento 'Delícias na Praça', realizado em Piraí, será promovido entre os dias 7 a 9 de junho. No espaço, haverá exposição e venda de produtos feitos na região, artesanato e apresentações musicais, além de degustação de produtos e serviços dos patrocinadores. O Delícias na Praça também contará com uma programação de shows gratuitos.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.