Por: POR SONIA PAES

CORREIO DO VALE: TAC prevê melhorias na coleta seletiva de Volta Redonda

Coleta de Volta Redonda terá melhorias, segundo acordo | Foto: Cooperativa Folha Verde/Divulgação

A Defensoria Pública do Estado do Rio firmou um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) que promete a coleta seletiva de Volta Redonda, fortalecendo a atuação dos catadores e contribuindo para o desenvolvimento sustentável na região. De acordo com a defensora pública Flávia Mac Cord, o TAC representa um avanço: "O termo incentiva o fortalecimento da organização produtiva dos catadores na reciclagem, fundamental para a implementação da Politica Nacional Residuos Sólidos, acarretando melhoria das condições de trabalho e a expansão da coleta seletiva", afirma.

 

Documento passou por ajustes

A assinatura do documento foi efetivada após ter passado por muitos ajustes, impulsionada também por uma ação judicial em favor de catadores, em julho de 2022. O documento dispõe sobre equipamentos e manutenção, construção de um ecopolo de reciclagem, curso de capacitação de catadores e campanha de educação ambiental, a ser realizada no município, semestralmente.

Prazos estipulados e multas

As melhorias serão efetuadas em prazos determinados, sob pena de multa. Em caso de descumprimento das datas, as medidas poderão ser executadas diretamente pelo judiciário. Entre as mudanças, a estruturação do ecopolo de coleta e reciclagem na Voldac, o que inclui a reforma da infraestrutura de três galpões, com prazo de 11 meses para conclusão, prorrogável por até um mês.

Sediene Maia é pré-candidata a prefeita pelo PSD

Vice-prefeita de Pinheiral lançou pré-candidatura | Foto: Reproduçao

A vice-prefeita de Pinheiral, Sediene Maia, lançou sua pré-candidatura à prefeitura nesta segunda-feira, dia 08, no gabinete do deputado estadual Munir Neto, do PSD, em Volta Redonda: "Estou oficializando a minha pré-candidatura a prefeita desta cidade (Pinheiral) que amo tanto", disse Sediene, ao lado de Munir. E completou: "Eu tenho uma história de dedicação e trabalho por Pinheiral e tenho muito orgulho disso". Sediene sairá sem o apoio do prefeito Ednardo Barbosa, que já declarou que o seu pré-candidato é Luciano Muniz, conhecido como Lulu, aliado de primeira hora do secretário estadual de Turismo, Gustavo Tutuca.

Secretário também é pré-candidato

O prefeito de Pinheiral, Ednardo Barbosa, sofreu outra baixa em sua equipe, na semana passada, quando terminou o prazo de desincompatibilização dos cargos: Julio Barbosa, que deixou a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e anunciou que é pré-candidato à prefeitura pelo PDT. Ele já tinha se filiado à legenda e dado sinal do seu desejo de disputar o cargo. Aliás, Júlio Barbosa assinou a ficha no PDT com aval de Marta Rocha. Ele conta ainda com apoio declarado de Tande Vieira.

Deputados definem nomes

Em Pinheiral, já está definido os nomes que serão apoiados pelos deputados eleitos na região do Médio Paraíba. Pelo menos, por enquanto, pois existe a possibilidade, óbvio, de futuras alianças. Munir Neto, do PSD, estará ao lado de Sediene Maia, atual vice do município. Tande Vieira, do PP, apoiará o ex-secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Júlio Barbosa, do PDT, enquanto Gustavo Tutuca está com o seu ex-assessor Luciano Muniz, o Lulu. Jari de Oliveira, do PSB, está com Rivalney Pedrosa, que já foi vice-prefeito e vereador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.