Por:

Transporte público de Volta Redonda é alvo de reclamações

Mesmo com frota renovada, viações apresentam problemas | Foto: Lanna Silveira

Lanna Silveira*

As condições do transporte público de Volta Redonda continuam sendo alvo de reclamações de moradores de diversos bairros. As críticas apontam desde defeitos dos veículos até a conduta indevida de alguns motoristas.

Um morador de Três Poços afirma que a maioria dos veículos que atende o bairro estão 'sucateados'. Ele critica também a precariedade dos pontos de ônibus. "Estão tomados por mato, e isso quando tem ponto", explica. Outro morador do bairro comenta que viu circulando ônibus sem vidros nas janelas, com buracos no piso, bancos rasgados e sem limpeza.

Uma passageira da linha 515, que atende o bairro Santa Rosa e a Fundação Beatriz Gama, disse é comum o ônibus quebrar no meio do caminho.

Outra crítica recorrente dos passageiros é sobre a condução perigosa de alguns motoristas, como a falta de respeito e atenção à faixas de segurança, paradas em fila dupla e longe do ponto de ônibus, além de ultrapassagens imprudentes. "Estão comprometendo a integridade física de quem está dentro e fora do veículo", enfatizou um morador.

Acidente

Os problemas estruturais dos ônibus dacausaram acidentes aos usuários do veículo. No início do mês passado, um jovem foi arremessado para fora de um coletivo da Viação Pinheiral, em movimento, devido a uma falha de funcionamento na porta de cadeirantes. A vítima, de 14 anos, sofreu escoriações pelo corpo.

Na época, a Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana garantiu que iria apurar a situação e punir os responsáveis, mas ressaltou que 20% da frota da cidade tinha sido renovada e que a ocorrência de defeitos mecânicos seria reduzida, por consequência.

O Correio Sul Fluminense entrou em contato com a STMU para pedir um novo posicionamento sobre a persistência das críticas dos usuários dos ônibus, mas não obteve retorno até o fechamento dessa reportagem.

*Estagiária

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.