Por: POR SONIA PAES

CORREIO DO VALE: MP está atento em gastos da Câmara de Itatiaia

Presidente da Câmara de Itatiaia deve ficar atento | Foto: Divulgação

O Ministério Público do Estado do Rio fez uma recomendação para que o presidente da Câmara de Itatiaia, o vereador Vinicius Leal, o Vini do Celular, fique atento a qualquer tipo de decisão no Legislativo que implique em aumento de despesa da Casa. A orientação do MPRJ é de que seja mantido o teto de gastos com pessoal previsto na legislação vigente, "sob pena de configuração de eventual abuso de poder político ou econômico, com as consequências incidentes sobre o registro de candidatura ou mandato do agente responsável".

 

Suspeita de 'fantasmas' na Casa

Não é de hoje que o MP acompanha os atos dos nobres vereadores de Itatiaia. Em novembro do ano passado, a Justiça afastou três vereadores após denúncia do órgão. Na época, foram afastados Alexandre dos Santos (Solidariedade), Eduardo Pereira (PRTB) e Vander Gomes (PP), vereadores de Itatiaia (RJ), por suspeita de contratação de funcionários fantasmas na Câmara Municipal.

Arresto de bens

Os três vereadores são suspeitos também, segundo o MP, de desvio de verba destinada aos vencimentos dos servidores. O órgão ofereceu sete denúncias contra 28 pessoas, entre elas, seis vereadores e ex-vereadores e 22 servidores comissionados da Câmara. O Juízo da Vara Única de Itatiaia determinou, na época, o arresto de bens dos denunciados, em valores que alcançavam R$ 336 mil.

Secretários de Esteves deixam governo rumo à disputa

Política em Barra do Piraí começa a ser desenhada | Foto: Divulgação

Em Barra do Piraí, já está praticamente definido também quem sairá do governo para tentar a disputa de outubro. Um deles é o secretário de Esporte e Lazer, Juliano Barbosa; Wanderson Luiz Barbosa, que acumulava a Secretaria de Educação e o serviços de Água e Esgoto do município; e Rodrigo Baptista do Nascimento (Interino) Defesa Civil. Como o prazo para a desincompatibilização dos cargos termina nesta sexta-feira, dia 05, outras mudanças podem ocorrer de última hora. O prefeito Mário Esteves, que se filiou ao MDB, em fevereiro, após ser expulso do Pros, ainda não anunciou os substitutos, mas a lista deve sair até o fim de semana.

Deputado está fora da disputa

O deputado estadual Anderson Moraes, do PL, declinou da ideia de sair como pré-candidato à Prefeitura de Barra do Piraí. Ele conhece muito bem o município e frequenta o distrito de Ipiabas, onde tem uma casa. O nome dele vinha sendo ventilado desde o ano passado. A disputa, por enquanto, está concentrada no grupo de oposição que se reuniu para enfrentar o prefeito Mário Esteves, liderado pelo ex-prefeito Maércio de Almeida e com apoio do deputado federal Áureo Ribeiro (Solidariedade) e os deputados estaduais Munir Neto (PSD), André Corrêa (PP) e Jari Oliveira (PSB). A vereadora Kátia Miki é o favorita para encabeçar a chapa e ser a pré-candidata do grupo. Ela tem a seu lado ainda o colega da Câmara Pedrinho da ADL.

Compra de terreno em xeque

Kátia Miki também está na briga contra a compra de um terreno feito por Mário Esteves por nada menos do que R$ 32.268.642,18, com a finalidade de atender serviços voltados à área de saúde e assistência social. Ela ressalta que a dívida será paga em 32 prestações. Ou seja: uma parte da dívida ficará para o próximo governo. Kátia afirma que denunciou o caso ao Tribunal de Contas,a Tutela Coletiva e ao Ministério Público. Aliás, o deputado Anderson Moraes está na mesma briga. Fez a denúncia sobre a compra do terreno ao TCE (Tribunal de Contas do Estado). O Tribunal solicitou que o município se manifeste sobre o teor da representação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.