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Montadora de Itatiaia inicia produção de novos modelos de carros em 2024

Fábrica da Jaguar em Itatiaia é uma das mais modernas do grupo em todo o mundo | Foto: Divulgação

Por Eduardo Sodré (Folhapress)

A JLR (Jaguar Land Rover) deu início à produção dos novos Evoque e Discovery Sport na fábrica de Itatiaia. Os modelos preservam a motorização 2.0 turbo flex, o que deve se converter em vantagem competitiva. O IPI Verde, nova forma de cobrança do Imposto sobre Produtos Industrializados que será implementada com o programa Mover (Mobilidade Verde), vai privilegiar carros que possam ser abastecidos com etanol.

Dessa forma, os modelos nacionais da JLR terão tributação menor que os concorrentes diretos com motorização similar, mas movidos apenas a gasolina ou a diesel. Por serem montados no país, Evoque e Discovery também estão livres do Imposto de Importação.

Esses são os únicos SUVs premium que podem ser abastecidos com etanol no Brasil. A Mercedes-Benz chegou a ter o GLA flex, mas essa opção saiu de linha quando a produção em Iracemápolis (interior de São Paulo) foi encerrada.

Unidade de Itatiaia é a mais moderna

Embora não tenha a operação completa de uma grande fábrica, a unidade de Itatiaia é uma das mais modernas do grupo JLR no mundo. Além das linhas de montagem, o complexo tem pista de testes e centro logístico.

"Temos uma fábrica pequena, então é difícil grandes investimentos em robôs, por exemplo. Por isso temos trabalhado muito na digitalização", diz Pedro Gandini, diretor de manufatura da JLR do Brasil.

A produção teve início em 2016, época de retração nas vendas de veículos no Brasil. A operação brasileira tem 451 empregados. Foram montadas pouco mais de 20 mil unidades ao longo de oito anos.

Contudo, a fábrica jamais atingiu seu potencial. Se operasse em três turnos, seria possível montar 50 mil veículos por ano.

O uso do combustível de origem renovável colabora com a descarbonização das operações da montadora inglesa o objetivo é ser carbono zero até 2039. Há, entretanto, desafios relativos à eletrificação.

Embora ofereça modelos híbridos plug-in (que podem ser recarregados na tomada), a empresa só tem um automóvel 100% elétrico no portfólio atualmente, o Jaguar i-Pace.

O primeiro Range Rover sem motor a combustão será apresentado neste ano. A empresa afirma que seu desempenho será equivalente ao de um SUV da marca equipado com motor V8.

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