VR: Construções de ponte e viaduto em novas etapas
Obras estão incluídas no pacote de investimentos do Governo
Em Volta Redonda as obras de Mobilidade Urbana seguem avançando etapas. Três grandes estruturas de engenharia estão com frentes de trabalho e iniciando novas fases: as construções do viaduto, no bairro Niterói, e da alça de acesso do Viaduto Heitor Leite Franco, no Aterrado, além da ponte sobre o Rio Paraíba do Sul, ligando os bairros Aero Clube e Aterrado. As obras estão incluídas no pacote de investimentos de quase R$ 140 milhões do Governo do Estado.
De acordo com a empreiteira que toca as três obras, no bairro Niterói, as equipes já iniciaram a construção da rampa de acesso ao novo viaduto, com a execução da sub-base para receber a estrutura de concreto, e logo deve ser iniciada a armação da "cortina" da rampa.
A empreiteira também fechou a compra do aço para a montagem da estrutura metálica e a previsão é que o material chegue no fim deste mês. A partir daí, será feito corte e adaptação do aço dentro de uma empresa subcontratada em Volta Redonda. Isso deve reduzir a movimentação na obra durante os próximos dois meses, mas vai possibilitar à prefeitura organizar e limpar o entorno nesse período.
De acordo com a Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana (STMU), o novo viaduto vai facilitar para os motoristas o acesso ao bairro Niterói, melhorando também a fluidez para quem deixa ou segue para os bairros Retiro e Voldac, além de a nova construção permitir o aumento da velocidade no cruzamento entre as avenidas Sávio Gama e Nossa Senhora do Amparo.
No Viaduto Heitor Leite Franco, os profissionais que atuam na construção da alça de acesso - que vai contribuir para desafogar o trânsito na região do Aterrado - já começaram a erguer o último apoio em concreto armado, com previsão de concluir esta parte no próximo mês.
Depois de pronta, a alça vai criar uma alternativa para que os motoristas tenham a opção de descer pela Rua Mario César Di Biase (conhecida como Avenida do Canal), contornando a região central do Aterrado.
A construção da nova ponte sobre o Rio Paraíba do Sul, que vai ligar os bairros Aero Clube e Aterrado, teve andamento nas duas frentes de trabalho que acontecem em margens opostas do rio. No Aterrado, já foi iniciada a montagem das pré-lajes sobre as vigas metálicas. As equipes que atuam no lado do Aero Clube estão finalizando os guarda-rodas da pista que passa sobre o clube, e logo será iniciada concretagem da rampa de descida para a Avenida Radial Leste.
Em toda a extensão da ponte serão erguidos 18 pilares de sustentação. Ela vai ligar o Aterrado (Fórum) até o bairro Aero Clube (Kartódromo), dando novo acesso a quem vai pegar a Radial Leste ou quem pretende ir no sentido Retiro e outros bairros adjacentes. O objetivo principal é desafogar o trânsito na parte central e comercial do bairro Aterrado, ponto de passagem de grande volume para quem cruza a cidade.
Na última quarta-feira (20) o Correio Sul Fluminense entrou em contato com a assessoria da Prefeitura de Volta Redonda para saber sobre uma possível pausa nas obras do viaduto que liga os bairros Voldac e Niterói. O jornal não obteve retorno, mas, nesta quinta-feira, dia 21, a assessoria enviou material informando sobre as obras.
