Por:

Vila Santa Cecília acumula reclamações da população

Trechos na via ainda apresentam asfalto deteriorado | Foto: Lanna Silveira

Lanna Silveira

A reforma da Rua 33, no bairro Vila Santa Cecília, que está em andamento desde setembro de 2021, ganhou novo prazo de conclusão. Segundo a Prefeitura de Volta Redonda, a fase atual da obra, que cuida da parte estrutural da via, está prevista para terminar na primeira quinzena de julho deste ano.

Atualmente, parte da rua está interditada para a construção de uma caixa que armazenará transformadores de concessionarias de energia. Esta é a última caixa que será instalada no local para esta finalidade. O engenheiro da prefeitura de Volta Redonda, Bueno Torrent, explica que a próxima fase do projeto consiste na instalação de novas redes eletricas e de internet na via. Ele garante ainda que as obras de modernização incluem a implementação de novos pontos de ônibus na rua.

Obra interminável

As intervenções na 33 começaram em 2021, com reformas no quarteirão entre as ruas 60 e 58, sentido Escola Técnica Pandiá Calógeras. Em 2022, foi priorizada a troca de tubulações de água e esgoto da rua, que estavam comprometidas e subdimensionadas. O projeto atual se iniciou em abril de 2023, com prazo de 12 meses de conclusão - com a nova previsão da Prefeitura, a entrega do serviço terá um atraso de três meses.

A execução das reformas exigiu diversas paralisações e alterações no trânsito da via, causando insatisfações em motoristas e pedestres que circulam pela área.

As obras também prejudicaram lojistas de estabelecimentos do local. No último ano, o dono do estabelecimento 'Oba Temos Brownie' alegou que o fluxo de clientes piorou com o avanço das obras - especialmente quando as intervenções se concentraram em frente à loja. Segundo ele, não havia comunicação da Prefeitura com os lojistas sobre quais ações seriam tomadas durante as obras. "Eles nem nos avisam, colocam a areia aqui na frente e não querem nem saber", apontou.

Segundo informações do vereador Jorginho Fuede, a Aciap (Associação Comercial Industrial e Agropastoril) de Volta Redonda prestou representação aos lojistas da Rua 33 para formação de uma comissão fiscalizadora, junto à Guarda Municipal e às secretarias de Ordem Pública e Infraestrutura. Em janeiro deste ano, o vereador disse que os cronogramas de obras estavam sendo passados para melhorar a movimentação dos comerciantes.

Bairro deteriorado

Apesar da concentração dos esforços da Prefeitura na Via 33, várias outras ruas da Vila Santa Cecília apresentam problemas de asfaltamento e precisam de reformas. Ao longo da Rua 16, que possui diversos pontos comerciais, podem ser encontradas rachaduras, buracos e erosões no asfalto e nas calçadas. Na rua 41, que abriga o Hospital Santa Cecília, existe uma grande faixa de asfalto deteriorado, que exige que os motoristas trafeguem com velocidade reduzida para evitar danos no veículo.

Outro ponto difícil para condutores é o extenso buraco presente no meio da rua 40. Segundo funcionários de uma padaria do local, a fissura surgiu pouco tempo depois de uma obra de asfaltamento ter sido feita no trecho, e é comum presenciar motos afundando no buraco.

O Correio Sul Fluminense entrou em contato com a Prefeitura de Volta Redonda para perguntar sobre a demora para concluir as obras da 33. Também foi questionado se existe algum projeto para obras em outros pontos do bairro e se haverá planejamento para que a reforma seja mais ágil. Não houve retorno até o fechamento dessa edição.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.