Por: POR SONIA PAES

CORREIO DO VALE: Eleição em Paraty, uma das mais acirradas do Estado

Paraty tem uma das eleições mais disputadas | Foto: Divulgação

O prefeito de Paraty, Luciano Vidal, e a secretária de Saúde, Carla Lacerda, participaram da abertura do Encontro de Saneamento do Estado do Rio de Janeiro, na Casa da Cultura do município, na semana passada. O evento, com a participação do diretor-geral do Comitê da Bacia Hidrográfica da Ilha Grande, Luís Paulo Silva Nascimento, provavelmente é um dos últimos com a presença de Carla Lacerda, pré-candidata à prefeitura, com apoio do prefeito. Ela terá que se desincompatibilizar do cargo até o próximo dia 6 de abril. O tema do encontro, saneamento, dará dor de cabeça para Carla.

 

Pouco acesso a esgoto sanitário

Em Paraty, município da Costa Verde, apenas 5,66% da população tem acesso ao serviço de esgotamento sanitário. Só para se ter uma ideia, a média em todo estado de Rio de Janeiro é 71,29% e, do país, 66,95%. Detalhe: o serviço de saneamento é de responsabilidade da prefeitura. O tema deverá ser explorado pelos candidatos durante a campanha eleitoral desse ano, com eleição em outubro.

Disputa voto a voto

Além disso, Paraty tem uma das mais eleições mais acirradas de todo o Estado. Em 2020, Luciano Vidal foi reeleito com 11.052 votos, e Zezé, que ficou em segundo lugar, teve 11.016. Ou seja: 35 votos de diferença. Em 2016, os candidatos tiveram que ter nervos de aço para acompanhar a apuração, voto a voto. Na época, Casé foi eleito por uma diferença de apenas cinco votos.

Saae-BM faz concurso para cadastro de reserva

Vagas para o Saae não serão preenchidas imediatamente | Foto: Felipe Vieira/PMBM

As inscrições para o concurso público do Saae de Barra Mansa começam no próximo dia 1 de abril. Os nomes dos aprovados irão para um cadastro de reserva, com vagas para cargos dos níveis fundamental, médio e superior. Será incluída também para cota racial e Pessoas com Deficiência. Os interessados deverão se inscrever até o dia 29 de abril por meio do site do Instituto Nosso Rumo (www.nossorumo.org.br). A prova objetiva será realizada no dia 19 de maio, enquanto a prática vai acontecer em 22 e/ou 23 de junho (para os cargos especificados no edital). O diretor do Saae-BM, José Geraldo Santos, o Zeca, diz que o concurso é uma oportunidade para ingresso no serviço público.

Serviços fundamentais

O diretor do Saae-BM explicou ainda que "são oferecidas vagas variadas, o que permitirá que muitos profissionais possam integrar na equipe, contribuindo para somar na realização de ações e serviços que são fundamentais para a população do município". O Saae-BM é uma autarquia responsável pela realização dos serviços públicos de saneamento básico, sobretudo o abastecimento de água e a coleta de efluentes e resíduos. O órgão está sediado na Avenida Homero Leite, no bairro Saudade, em Barra Mansa, interior do Rio.

Arraiá Cultural em Angra

Primeira cidade do interior a ser escolhida para sediar o lançamento de um edital estadual, Angra recebeu a secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros, para apresentar as informações oficiais sobre o ArraiáCulturalRJ4, que disponibilizará R$ 7.500.000,00 (sete milhões e quinhentos mil) aos fazedores de cultura de todo o estado do Rio. A cerimônia de lançamento aconteceu na última quinta-feira, 21. As inscrições podem ser efetuadas até às 18h do dia 10 de abril, através da plataforma Desenvolve Cultura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.