Por:

Consulta do projeto de Angra 3 termina em abril

Obras da Usina Angra 3 na Costa Verde foram iniciadas ainda em 1984 | Foto: Chico Santos/Brasil Energia

A consulta pública sobre a licitação para concluir as obras da Usina Angra 3 pode ser feita até o próximo dia 26 de abril. A documentção está disponível, desde o último dia 21, no site da Eletronuclear. A licitação terá abrangência internacional e selecionará uma empresa ou consórcio com experiência para concluir as obras da usina, que depois serão operadas pela Eletronuclear.

Os documentos foram elaborados com o apoio do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), contratado pela companhia para realizar a modelagem técnica, financeira e jurídica do projeto. "A consulta pública busca obter contribuições e melhorias de todos os interessados no processo de licitação, incluindo agentes do setor elétrico, empresas, especialistas e sociedade em geral", afirma a empresa.

Em dezembro, foi divulgado pela Revista Veja que a agência AFD, da França, estaria disposta a financiar o desenvolvimento do plano nuclear brasileiro, "caso securitize o empréstimo com a exploração de urânio, liderada pela francesa Orano". A proposta é que o crédito gire em torno de 3 bilhões de euros, segundo a revista informou.

O montante investido até agora é de R$7,8 bilhões e para concluir a usina serão necessários cerca de R$ 20 bilhões. 67% da obra civil já foi realizada, segundo a própria empresa informou.

O grande desafio para a conclusão das obras é justamente obter o financiamento. A Eletronuclear vem fazendo nos últimos anos contatos com empresas que têm tecnologia para construção e operação de usinas nucleares. Uma deleas foi a sul-coreana KEPCO (Korea Electric Power Corporation), responsável pela construção de quatro usinas nucleares nos Emirados Árabes Unidos. Outras gigantes do setor foram contactadas, porém sem obter êxito até agora.

Cronograma e cálculo

O BNDES segue a revisão dos demais estudos relacionados à retomada da construção de Angra 3, como o orçamento do empreendimento e o cronograma, que servirão como base para o cálculo do preço de energia a ser analisado pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE).

Complexo de Usinas

Angra 3 será a terceira usina da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto - CNAAA, localizada na Praia de Itaorna, em Angra dos Reis. Quando entrar em operação comercial, a nova unidade com potência de 1.405 megawatts, será capaz de gerar mais de 10 milhões de megawatts/hora por ano, energia suficiente para abastecer as cidades de Brasília e Belo Horizonte durante o mesmo período. Com Angra 3, a energia nuclear passará a gerar o equivalente a 70% do consumo do estado do Rio de Janeiro.

A usina também vai diversificar a matriz elétrica e reduzir os custos totais do Sistema Interligado Nacional (SIN), na medida em que substituirá a energia mais cara de térmicas que é frequentemente despachada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico.

A proximidade do complexo nuclear de Angra dos Reis com os principais centros de consumo do país contribui para evitar congestionamentos nas interligações entre os subsistemas.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.