Por:

Região já iniciou a campanha de vacinação contra a Influenza

Campanha segue até dia 31 de maio | Foto: PMVR

A região começa nesta semana a Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza. Diversas prefeituras já divulgaram o esquema de funcionamento de postos de saúde. Alguns, inclusive, vão funcionar em horário estendido. Em Volta Redonda, todas as unidades básicas de saúde estão realizando a vacinação contra a gripe. As UBSFs Siderlândia, Vila Rica/Tiradentes, Açude 1, Santo Agostinho e Volta Grande funcionam em horário estendido das 7h às 19h. As demais unidades atendem das 7h às 17h. A vacinação seguirá até o dia 31 de maio, sendo que neste ano o Ministério da Saúde adiantou o início da vacinação devido ao aumento da circulação de vírus respiratórios no Brasil. A vacina utilizada é a trivalente - ou seja, que apresenta três tipos de cepas de vírus em combinação, protegendo contra os principais vírus em circulação.

O público-alvo é bem extenso e deve ser conferido em cada posto de saúde. Mas, entre eles estão: crianças mais de seis meses de idade; trabalhadores da Saúde e estudantes da área que estiverem prestando atendimento na assistência dos serviços de saúde; gestantes; puérperas; professores dos ensinos básico e superior; idosos com 60 anos ou mais; pessoas em situação de rua, entre outros.

O médico sanitarista da Secretaria de Saúde, Carlos Vasconcellos, explicou que a vacinação tem por objetivo reduzir as complicações, internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus influenza na população-alvo para a vacinação. "A vacinação é fundamental para a prevenção contra a Influenza. Geralmente percebemos que o vírus começa a circular nos períodos mais frios do ano - maio, junho e julho -, mas, neste ano, o Ministério da Saúde adiantou o início da campanha. A medida é mais uma forma da população-alvo da campanha, principalmente idosos, crianças e gestantes, procurar a vacina o quanto antes nas Unidades Básicas de Saúde", orientou o médico.

B.Mansa e Angra

Em Barra Mansa a campanha começa hoje, dia 26. O imunizante estará disponível em todas as unidades, com horário de atendimento de segunda a sexta-feira, das 08h às 16h. A população que se enquadra como público-alvo deve comparecer à unidade mais próxima de sua residência com a caderneta de vacinação, o comprovante de atuação profissional, RG e cartão do SUS (Sistema Único de Saúde).

Em Angra dos Reis as doses estão disponíveis em todas as 44 unidades básicas de saúde do município, incluindo estratégias de saúde da família (ESFs) e clínicas da família. As unidades funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e algumas unidades também estarão abertas aos sábados, garantindo ampla oportunidade para que todos se vacinem. O "Dia D" para a vacinação está agendado para sábado, 13 de abril.

Resende e Pinheiral

Em Resende a iniciativa acontece nos postos de saúde, no Centro Municipal de Imunização, Policlínica Manejo, Policlínica Cidade Alegria e Clínica da Família. A vacinação acontece nas unidades de saúde, de segunda a sexta-feira, nos seguintes horários: postos de saúde e Centro Municipal de Imunização, das 8h às 16h; Policlínica Manejo, das 8h às 17h; Policlínica Cidade Alegria, das 8h às 17h; e Clínica da Família, das 8h às 20h.

Para receber a dose da vacina basta levar o cartão do SUS e CPF, e no caso de crianças também é necessário o cartão de vacina.

Em Pinheiral, para se vacinar, é necessário comparecer nas unidades de Saúde da Família, de segunda à sexta-feira, entre 9h e 16h30 e não é necessário agendamento prévio. Caso o paciente seja cadastrado na unidade, deve comparecer portando o CNS (Cartão Nacional de Saúde), CPF, e o Cartão de Vacina, já aqueles que não são, devem levar documento com foto, além de CPF, CNS (Cartão Nacional de Saúde) e Cartão de vacina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.