Por:

Quaresma está chegando na reta final essa semana

Com a abdicação do consumo de carne, venda de peixes cresceu desde fevereiro | Foto: Lanna Silveira/CSF

Por Lanna Silveira

O período de Quaresma, que prepara seus adeptos para a celebração da Páscoa, chega em sua reta final nesta Quinta-Feira Santa (28). Durante a Quaresma, a comunidade cristã adota práticas como jejum, promessas e caridade, com o objetivo de pedir perdão por pecados e se sentir mais próximos de Jesus Cristo.

Paula Oliveira, moradora de Volta Redonda, realiza a Quaresma há 41 anos. Apesar de sua família se dedicar a práticas religiosas, somente ela segue às determinações da Quaresma.

Durante o período, Paula procura fortalecer seu contato com Deus, exercitando a oração, o jejum e à esmola. Ela também evita exposição nas redes sociais e recusa o consumo de carne. A cada ano, Paula faz abdicações diferentes, mas garante que o foco sempre é promover mudanças pessoais e agir com fé.

Andreia de Souza, também de Volta Redonda, participa da Quaresma desde a infância, após iniciar a catequese. Para ela, este ciclo representa a oportunidade de melhorar como pessoa. Neste ano, Andreia abdicou de assistir televisão e decidiu se dedicar mais às orações e a ajudar pessoas em situações de necessidade. Além disso, ela também decidiu parar de consumir alimentos que possam fazer mal à sua saúde, como frituras e refrigerante.

Apesar de sua dedicação, Andreia assume que cumprir o prometido durante os quarenta dias não é fácil. "Acontece de tudo para te tirar da graça. Com o tempo, a tentação intensifica também", aponta. Paula compartilha do sentimento, explicando que é preciso sair da zona de conforto para conseguir dominar impulsos e acreditar na presença de Deus. "Existem situações que levam você a confrontar com a sua própria natureza frágil. É preciso saber que precisamos de ajuda para romper velhos hábitos e costumes. Na nossa fraqueza, Deus nos ajuda a levantar sempre", conclui.

Consumo de peixe

A prática mais comum de fiéis durante a Quaresma é não comer carne vermelha, optando pelo consumo de peixes. A escolha reflete o aumento nas vendas de pescados em diferentes estabelecimentos. Na Peixaria Mar de Angra, em Volta Redonda, os lucros com os peixes aumentaram logo após o fim do carnaval, sendo ainda maiores durante a Semana Santa. As vendedoras afirmam que, apesar de as vendas crescerem com o passar dos anos, a maioria dos clientes que compram peixes durante a Quaresma são pessoas mais velhas.

As funcionárias ainda afirmam que os peixes mais vendidos são os utilizados para o preparo de moqueca e os mais baratos, citando também o camarão como favorito dos clientes.

Uma vendedora de tilápia de Pinheiral, que preferiu não se identificar, disse que o ritmo de vendas ainda não teve grande alteração, mas que antecipa aumento para a Semana Santa. "Todo ano muitas pessoas acabam deixando para comprar de última hora. Quando vem chegando a Sexta-Feira Santa, as vendas crescem muito", explica.

Para quem prepara pratos com peixe na Sexta-Feira Santa, o nutricionista Erival Amorim ressalta que o consumidor precisa buscar o pescado em estabelecimentos confiáveis, que armazenem o alimento corretamente - isso é importante para manter o frescor e as características do peixe.

Em relação aos peixes frescos, Erival recomenda que o cliente observe se ele está imerso em gelo, se os olhos estão "vívidos e brilhantes" e se as escamas estão firmes. Quanto aos peixes congelados, o nutricionista reforça que também se deve prestar atenção nas informações da embalagem. "É preciso garantir que o peixe não fique congelando, descongelando muitas vezes. Devemos observar se não há excesso de gelo no produto ou sinais de descongelamento" afirmou, dizendo ainda que é importante verificar a data de validade, higiene e qualidade geral do pescado.

Estagiária*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.