Por:

Cida Diogo assume hospitais federais do Rio

Cida Diogo | Foto: Divulgação

A ex-deputada federal, a médica Cida Diogo, do PT, atual superintendente do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro, assumiu o Departamento de Gestão Hospitalar (DGH). Ela irá acumular as pastas após a exoneração de Alexandre Telles do cargo, alvo de denúncias de má gestão. Cida é de Volta Redonda (RJ) onde já foi vice-prefeita na chapa do prefeito Antonio Francisco Neto, de 1997 a 1998, quando deixou o governo para assumir uma cadeira na Alerj.

A nomeação de Cida Diogo saiu Diário Oficial desta terça-feira (19) e ocorre após a crise instalada nos hospitais da capital carioca. O problema foi tema da reunião entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a ministra da Saúde, Nísia Andrade, na segunda-feira (18), em Brasília.

O Ministério da Saúde exonerou nesta segunda-feira (18) Alexandre Telles, que ocupava o cargo de diretor do Departamento de Gestão Hospitalar (DGH). A justificativa, segundo a pasta, é a "necessidade de transformação na gestão do DGH". A decisão ocorre no mesmo dia em que o Comitê Gestor, formado pelo Ministério da Saúde, começou os trabalhos de administração de seis hospitais federais no Rio.

O entendimento é que depois de "anos de precarização" será preciso recuperar e reestruturar as unidades. O DGH é um dos órgãos que conta com representantes no Comitê Gestor, assim como a Secretaria de Atenção Especializada à Saúde.

Um dos objetivos declarados é melhorar a governança e o diálogo entre servidores, sindicatos e gestores.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.