Por:

CORREIO VALE PARAÍBA: Nova etapa de cirurgias de catarata é feita em VR

Foi prevista a realização de 600 cirurgias nesta etapa | Foto: Divulgação

A terceira etapa do programa 'Revi-VER' em 2024 aconteceu entre a terça-feira (5) e o sábado (9) da última semana, em Volta Redonda. A ação oferece auxílio a pessoas que sofrem de catarata e, nesta edição, o programa previu a realização de mais de 600 cirurgias. Desde seu início, a iniciativa já realizou mais de 15 mil procedimentos no centro cirúrgico oftalmológico móvel instalado na Ilha São João, onde ocorrem os mutirões, uma vez por mês, de cirurgias. Além dos procedimentos, o projeto faz revisão médica em antigos pacientes.

 

Participação no projeto

A enfermeira responsável pela ação, Érika Souza, explica que qualquer pessoa diagnosticada com catarata pode fazer a cirurgia. Para obter o pedido, quem foi atendido pelo SUS deve levar o diagnóstico na Unidade Básica de Saúde mais próxima de casa para ser inserido no sistema de regularização municipal. Após isso, as equipes entrarão em contato por telefone avisando quando o projeto será realizado.

Bispo da Curia participa de posse

O Bispo Diocesano de Barra do Piraí - Volta Redonda e Vice-presidente do Regional Leste 1 da CNBB, Dom Luiz Henrique, participou da Santa Missa de posse do 6º Bispo de Petrópolis. A celebração aconteceu na Catedral de São Pedro de Alcântara, na cidade serrana, e contou com a presença de Bispos, Padres, Seminaristas, e leigos.

UniFOA promove ação para pessoas em situação de rua

Iniciativa oferece atendimentos bucais | Foto: Reprodução

Professores e estudantes do curso de Odontologia do UniFOA prestaram atendimento a pessoas em situação de rua na clínica integrada no campus Olezio Galotti, em Três Poços. O programa tem o objetivo de avaliar a condição da saúde bocal desses pacientes, verificar a necessidade de realizar algum tipo de tratamento e minimizar os impactos da desigualdade. Entre os tratamentos oferecidos estão limpeza dentária e restaurações estéticas, que visam devolver a sociabilidade dessas pessoas. Além do tratamento, os participantes os participantes recebem orientações para continuar com os cuidados necessários para a saúde bucal.

Objetivo do projeto

Três pessoas são selecionadas para ocupar as vagas permanentes do projeto, onde receberão todos os cuidados adequados e especializados até que sejam liberadas, e outros pacientes possam ser atendidos pela equipe que participa da ação. A professora Carolina Hartung, que auxilia no projeto, destacou que muitos desses pacientes não conseguem oportunidades de emprego por conta de uma impressão estética ruim, causada pela saúde bucal debilitada."Buscamos impactar na saúde e na qualidade de vida desses indivíduos", conclui.

Procura por laqueaduras sobe em BM

Após a sanção da Lei nº 14.443/2022, que diminuiu para 21 anos a idade mínima para a realização de esterilização voluntária, a procura por cirurgias de laqueadura cresceu quase 65% na rede pública de Barra Mansa. Desde fevereiro de 2023, o procedimento é realizado no Hospital Maternidade Theresa Sacchi de Moura. De acordo com a técnica de enfermagem responsável pela laqueadura do Hospital, Mariana Morais, já foram realizadas aproximadamente 185 laqueaduras eletivas e mais de 167 durante o pós-parto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.