Por:

Dengue: UPA Centro terá tenda 24h para atendimento

Estrutura é exclusiva para receber pessoas com sintomas de dengue | Foto: Paulo Dimas/PMBM

Barra Mansa está reforçando os atendimentos para pacientes infectados ou com suspeita de dengue. Com o objetivo de melhorar o acolhimento e diminuir o tempo de espera, a Secretaria de Saúde está instalando uma tenda de hidratação 24h, com leitos e cadeiras, na Upa Centro, localizada ao lado da prefeitura.

De acordo com o secretário de Saúde, Dr. Sérgio Gomes, a medida irá desafogar os atendimentos. "Com esta tenda nós iremos dar mais dinamismo ao serviço oferecido, pois todos os pacientes com sintomas serão encaminhados para ela e, com isso, nós abrimos espaço na Upa para atendimento de outras comorbidades. Essa medida também oferece mais qualidade ao paciente, uma vez que com a hidratação precoce nós conseguimos diminuir os casos graves e a possibilidade da evolução para óbito", afirmou Sérgio.

Além da qualidade nos atendimentos, as tendas também vão contribuir para a melhoria no acompanhamento dos dados. "Com o atendimento exclusivo na tenda e nas unidades sentinelas, instaladas nos bairros Boa Vista II, Vista Alegre e Ano Bom, nós conseguimos monitorar as informações e assim acompanhar a situação epidemiológica", acrescentou.

Três unidades sentinelas

Desde o final de fevereiro, o reforço no serviço oferecido aos pacientes infectados ou com suspeita de dengue está sendo realizado em unidades sentinelas, que estão estão instaladas na Clínica da Família, no bairro Vista Alegre, na USF Ano Bom e na USF Julio Caruso, no bairro Boa Vista III. Elas estão funcionando entre 07h e 19 horas para atendimento exclusivo a pessoas com a infecção viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.

"O atendimento que estamos oferecendo nesses três locais é de extrema qualidade, por isso nós pedimos que os moradores dessas regiões deem preferência para buscar essas unidades. As sentinelas contam com médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem que fazem o atendimento e a classificação de risco e, em caso de necessidade, o paciente é transferido. Lembramos ainda que as gestantes devem buscar atendimento no Hospital da Mulher, enquanto as crianças precisam ser levadas à UPA", explicou Dr. Sérgio.

Decreto

Na última sexta-feira, dia 08, a Prefeitura de Barra Mansa publicou decreto de estado de emergência em saúde pública por conta da dengue. A atualização epidemiológica, com data de 11 de março, a cidade contabilizou 1594 casos suspeitos e 350 confirmados. Com relação a óbitos, Barra Mansa está com dois casos sob investigação.

"O decreto, assinado pelo prefeito Rodrigo Drable, nos permite tomar medidas administrativas emergenciais para atender eficazmente os moradores com sintomas. Vivemos em um momento preocupante e estamos trabalhando para intensificar as ações de prevenção e tratamento", disse Sérgio Gomes

Carro fumacê

A Coordenadoria de Vigilância em Saúde Ambiental está dando continuidade às ações de combate ao mosquito Aedes aegypti. O carro fumacê tem percorrido diversas localidades do município nas últimas semanas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.