Por:

Barra do Piraí confirma segunda morte por dengue

Prefeitura intensificará as ações de combate e conscientização sobre a doença | Foto: Divulgação

Nesta quarta-feira (6), a Prefeitura de Barra do piraí confirmou mais uma morte por dengue no município. Segundo informações apuradas pela Vigilância em Saúde da cidade, a vítima era uma mulher de 81 anos, moradora do bairro Santo Antônio, que foi diagnosticada com dengue hemorrágica.

Com a notícia, o município passa a ter duas mortes pela doença e conta com a notificação de 805 casos suspeitos de dengue e 378 positivados.

O prefeito da cidade, Mario Esteves, convocou uma coletiva de imprensa para a manhã desta sexta-feira (8), em que falará sobre o avanço da dengue no município e decretará estado de emergência em saúde.

Durante a reunião, serão apresentados dados que ilustram o avanço da dengue no município, incluindo o alto número de casos recentes. Além disso, também serão discutidas as medidas a serem tomadas pela prefeitura no combate ativo à proliferação do Aedes aegypti e na conscientização da população sobre como agir mediante à doença. A entrevista acontecerá às 9h30, no Gabinete Municipal.

Primeiro registro

Os órgãos oficiais da prefeitura já haviam notificado a morte de uma mulher de 76 anos, residente do distrito Califórnia, que chegou a ser atendida no Hospital São João Batista, em Volta Redonda, mas não sobreviveu. O caso ocorreu em fevereiro deste ano.

Com a nova morte registrada, a região Sul Fluminense tem o total de 10 vítimas de dengue. Resende ainda possui o maior número de mortes, com três casos, enquanto Angra dos Reis, Paraty, Itatiaia, Volta Redonda e Três Rios notificaram uma morte.

Ação pública

Com o crescimento do número de casos, o combate à doença se tornou prioridade no município. As medidas tomadas pelo poder público incluem visitas domiciliares, que enfatizam a campanha "10 minutos salvam vidas", vistorias quinzenais em pontos estratégicos, bloqueios químicos e mobilização social nas áreas de casos notificados.

A Prefeitura ainda reforça as ações referentes a importância do trabalho da população no combate aos focos e criadouros do mosquito transmissor.

Todo o efetivo da Vigilância em Saúde e da Atenção Primária da cidade também estão atuando de forma especial durante esse período. Segundo o secretário interino de saúde, Dione Caruzo, os agentes de saúde comunitários estão encarregados de orientar a população sobre quais medidas podem ser tomadas para controlar a proliferação do mosquito, enquanto os agentes de combate de endemias atacam efetivamente os focos.

"Estrategicamente, nós já tínhamos entrado nesta guerra contra o mosquito, mas agora o objetivo é decretar emergência", ressalta o secretário.

Ao se pronunciar sobre a situação, Mário Esteves afirma que o país enterro está "em guerra" contra a doença, e acredita que as ações de combate promovidas em Barra do Piraí têm sido eficaz, a curto e longo prazo.

"Todos já sabem sobre os números alarmantes de casos de dengue no país. Logicamente, uma série de fatores contribuiu para isso, mas, em Barra do Piraí, buscamos desde o início atuar em várias frentes", explica.

O prefeito ainda ressalta que a participação dos moradores é fundamental para o controle do quadro.

"Em grande parte dos casos, os focos da doença estão localizados dentro das nossas próprias casas e, por isso, é fundamental ter essa precaução. É esse ideal que a prefeitura está instaurando na cidade", conclui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.