Por:

Centro de Hidratação amplia horário de atendimento em Resende

Pacientes terão atendimento até às 22h | Foto: Raimundo Brasil

O Centro de Hidratação para pacientes com casos de dengue, em Resende, amplia o horário de atendimento à população. Anteriormente, o espaço funcionava das 7h30 às 19h. Com a mudança, o atendimento passa a ser das 7h30 às 22h. O atendimento na UPA 24h continua em tempo integral.

Esforços públicos

Segundo o secretário municipal de Saúde, Jayme Neto, a medida é fundamental para atender com mais agilidade os pacientes que chegam ao hospital com a doença.

"Sabemos que o combate à dengue é um trabalho de toda a população, que precisa ficar atenta aos criadouros do mosquito, mas o município também está buscando fazer a sua parte", aponta o prefeito, mencionando ainda os mutirões de limpeza e de conscientização promovidos pelo poder público nos últimos meses.

Os agentes públicos também realizam visitas diárias às casas de moradores para orientá-los sobre medidas de prevenção contra o mosquito Aedes aegypti. Desde dezembro de 2023, esse trabalho passou a ser feito também nos finais de semana.

O município também criou uma Sala de Telemonitoramento, na qual médicos realizam ligações aos pacientes notificados, acompanhando seu quadro clínico, entendendo sintomas, sensações diárias e demais aspectos relevantes.

Esse acompanhamento recolhe informações como o endereço do paciente, áreas mais afetadas pela suspeita ou confirmação da doença, faixa etária, histórico familiar ou amizades diagnosticadas, além de qualquer informação sobre possíveis criadouros de larvas nas proximidades. O processo inclui, pelo menos, três ligações em 48 horas, dependendo das condições do paciente.

Denúncias sobre focos de proliferação do mosquito podem ser feitas diretamente na ouvidoria geral no pátio da prefeitura ou através dos telefone (24) 3360-6200 e (24) 3360-6191.

Nova ação

Neste domingo (2), a cidade se juntará à campanha nacional 'Dia D' de combate à Dengue, promovendo ações de conscientização e orientações para a população. A mobilização acontecerá no Calçadão, no bairro Campos Elíseos, das 9h até 12h.

No local, serão passadas orientações quanto aos 10 minutos de combate à Dengue, a utilização de um microscópio para visualização do Aedes, além de atendimento quanto às reclamações da população.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.