Deputado estadual visita UniFOA
Na segunda-feira (26) o deputado estadual Munir Francisco visitou o Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) para apresentação da cartilha desenvolvida pela Frente Parlamentar em Atenção às Doenças Raras da Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro), que busca conscientizar a população sobre pessoas raras, seus direitos e apresentar toda rede de apoio.
Com o intuito de promover e divulgar a cartilha, o deputado solicitou o apoio da instituição, especialmente direcionado aos estudantes do curso de Medicina. Na ocasião, foi destacado a importância dos médicos no processo de diagnóstico, ressaltando que, a cada 2000 pessoas, uma é diagnosticada com doença rara. A maioria de origem genética (80%), as demais provêm de causas ambientais, infecciosas, imunológicas, entre outras. No Brasil, há 13 milhões de pacientes raros, e em Volta Redonda, a aproximadamente 165 pacientes.
Única geneticista da região, a professora Claudia Yamada Utagawa, atende na policlínica do Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA que é o único local que faz esse tipo de acompanhamento mais de 140 atendimentos, abrangendo 87,5% da comunidade com doenças raras do município.
O presidente da Fundação Oswaldo Aranha (FOA), Eduardo Prado, agradeceu a oportunidade de continuar atendendo casos de doenças raras no UniFOA. "Agradeço a oportunidade de continuar atendendo os casos de doenças raras no UniFOA, agora conscientizando nossos estudantes e a comunidade interna. Parabéns pela condução da Frente Parlamentar em Atenção às Doenças Raras da Alerj", afirmou o presidente.
