Por:

Cidades investem em ações contra mosquito da dengue

Barra Mansa conta com três unidades sentinelas funcionando entre 07 e 19 horas | Foto: Internet/Getty Images

As cidades da região Sul Fluminense continuam investindo em ações contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e Zika. Volta Redonda e Barra Mansa, por exemplo, estão intensificando e reforçando os atendimentos nos hospitais para atender os pacientes com o diagnóstico.

Volta Redonda passou a contar com quatro centros de hidratação para pacientes com suspeita ou confirmação de dengue. Um dos centros de hidratação é a Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) do bairro São Geraldo, que permanece em funcionamento 24 horas, todos os dias, ou seja, de segunda a domingo.

Os demais polos de hidratação são: UBSF 249 e Santa Cruz, com horário de atendimento das 7h às 22h; e a Academia da Saúde do bairro Volta Grande, funcionando das 7h às 19h, todas de segunda a domingo.

De acordo com a prefeitura, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e de Saúde da Família (UBSF) de Volta Redonda estão preparadas para atender à população em casos de dengue. De segunda a sexta-feira, as unidades dos bairros Siderlândia, Vila Rica/Tiradentes, Vila Mury, Açude 1, Santo Agostinho e Volta Grande funcionam das 7h às 19h,e as demais unidades de saúde das 7h às 17h.

"Recomendamos que os moradores com sintomas da dengue procurem a unidade de saúde mais próxima de casa para o primeiro atendimento. Todas as unidades básicas fazem o acolhimento em caso de suspeita ou confirmação de dengue. Essa indicação é exatamente para não sobrecarregar os hospitais municipais, que são unidades emergenciais para casos graves", esclareceu a coordenadora da Atenção Primária à Saúde, Vanessa Huguenin.

Ainda, a Diocese de de Barra do Piraí - Volta Redonda seu uniu em parceria com a Vigilância Ambiental de Volta Redonda para promover uma capacitação sobre as O objetivo da ação foi conscientizar os agentes das pastorais sobre arboviroses - insetos que se tornam portadores de vírus ao picar uma pessoa infectada.

Já Barra Mansa, está reforçando a capacidade de atendimentos a pacientes de dengue, após aumento de casos dessa infecção viral que é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. As unidades sentinelas estão instaladas na Clínica da Família, no bairro Vista Alegre, na USF Ano Bom e na USF Julio Caruso, no bairro Boa Vista III, e estão funcionando entre 07h e 19 horas para atendimento exclusivo a pessoas com arboviroses.

De acordo com o secretário de Saúde, Dr. Sérgio Gomes, o reforço no serviço visa melhorar o suporte e dar mais comodidade aos pacientes. "As unidades sentinelas vão aproximar o paciente dos atendimentos e assim evitar que se desloquem para locais como a Upa e a Santa Casa. Nas sentinelas nós teremos médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem oferecendo atendimento clínico de acordo com a classificação de risco", detalhou.

Orientações

Entre as principais recomendações da Vigilância Ambiental para a população está a prevenção como evitar água parada em vasos de plantas, pneus, garrafas plásticas, caixas d'água e outros locais. Em Volta Redonda, é possível realizar denúncias pelos números (24) 99233-4480 (WhatsApp) e 3512-8498. Em Barra Mansa, as denúncias podem ser realizadas pelo número (24)3029-9018.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.