Por: POR SONIA PAES

CORREIO DO VALE: Vereador Rodrigo Furtado cobra aplicação de lei

Vereador Rodrigo Furtado | Foto: Reprodução

O vereador Rodrigo Furtado afirmou que vai cobrar a aplicação da lei municipal 5.417 de 2017 às pessoas que praticam abuso sexual dentro de coletivo. A lei prevê que o motorista do ônibus envolvido conduza o suspeito de praticar o crime até a delegacia. A legislação ainda impõe a aplicação de multa de 20 UFIVREs (algo próximo a R$ 1.800,00), além de o infrator também responder pelas sanções criminais já previstas no Código Penal a este tipo de crime. "Além da pena prevista no Código Penal, é importante a aplicação da multa ao abusador", disse.

 

Crime

Na noite de sexta-feira (23) um homem foi preso acusado de abusar sexualmente de uma menor de 17 anos no interior de um ônibus que, no momento do incidente, trafegava pelo bairro Retiro. Com a ajuda de populares, o homem foi conduzido à 93ª DP pela Polícia Militar, que foi chamada ao local. A lei ainda impõe que as empresas forneçam as imagens do interior do coletivo onde o crime em tese ocorreu.

Assembleia de prestação de contas

A CDL (Câmara de Dirigentes Logistas) de Barra Mansa realizou na última semana a Assembleia Geral Ordinária destinada à apresentação e análise da prestação de contas da entidade, relativas ao ano de 2023. A sessão foi presidida pelo presidente Gleidson Gomes e a apresentação detalhada do balanço do exercício foi apresentada pelo diretor financeiro, Leonardo dos Santos.

Munir promove ações pelo Dia Mundial das Doenças Raras

Deputado estadual entregou cartilhas educativas | Foto: Divulgação

O deputado estadual Munir Neto (PSD) criou, na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, uma Frente Parlamentar em Atenção às Doenças Raras. Ele iniciou a semana com várias ações, que marcam esse dia tão importante. Ontem (26) o deputado participou de uma reunião com o Eduardo Prado, presidente da Fundação Oswaldo Aranha (FOA) , onde solicitou uma capacitação para os estudantes de medicina sobre o tema e entregou cartilhas educativas na Vila Santa Cecília. "Uma das coisas que mais me sensibilizou foi saber que 30% das crianças raras morrem antes dos 5 anos por falta de diagnóstico preciso e que os remédios para raros custam 25 vezes mais".

Mais ações

Além das ações realizadas ontem, outras serão executadas pela Frente Parlamentar em Atenção às Doenças Raras durante toda essa semana. Hoje (27) acontece a votação em Sessão Plenária da Alerj do Estatuto da Pessoa com Doença Crônica, Complexa e Rara de autoria de Munir Neto e mais 3 projetos de lei. Ambos asseguram gratuidade de medicamentos e transporte público, além de outras medidas que protegem e priorizam raros e familiares. "Os raros são pessoas cheias de potencialidades. É assim que a sociedade precisa enxergá-los", concluiu Munir Neto.

IPREVI homologa resultado

O IPREVI (Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Munícipio de Itatiaia) homologou o resultado do processo eleitoral realizado no último dia 22 de fevereiro. Compareceram às urnas 829 pessoas, que escolheram três novos membros para o Conselho Deliberativo para representantes dos servidores ativos e um dos inativos. Para o Conselho Fiscal foram definidos dois representantes dos servidores ativos e um dos servidores inativos. Mário Célio Maia Gouvêa, com 532 votos, foi o mais votado como representante dos servidores ativos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.