Por:

Alunos começam a receber uniformes e materiais

Em Volta Redonda serão beneficiados cerca de 38 mil alunos | Foto: PMVR

As prefeituras da região já começaram a entregar os uniformes e os kits de material escolar ao alunos da rede municipal pública. Em Volta Redonda serão beneficiados cerca de 38 mil alunos matriculados na Educação Infantil (creche, centros e educação especial), Ensino Fundamental (do 1º ao 9º ano) e EJA (Educação de Jovens e Adultos).

O kit de uniforme do Ensino Fundamental I é composto por três camisas de manga curta, uma camisa de manga longa, uma regata e duas bermudas. Os alunos do Ensino Fundamental II e da EJA ganharão três camisas de manga curta, uma camisa de manga longa e uma regata. Já o kit para a Educação Infantil contém uma calça, uma jaqueta, duas bermudas, duas camisetas de manga curta e uma regata.

As primeiras unidades escolares a receberem os novos uniformes foram as escolas municipais Mato Grosso do Sul, no Caieiras; Helena Maria Estefani e Prof. Juracy Varanda de Almeida Gama, ambas na Água Limpa; Marizinha Félix Teixeira de Lima, em Três Poços; Wandir de Carvalho, no Siderlândia; e Tocantins, no Retiro.

Ontem (26) a entrega dos kits foi feita nas escolas Goiás, em Três Poços; Graciema Coura, no Conforto; Lions Club, na Nova Primavera; João Paulo I, no Siderlândia; Mário Vilain, no Açude II; Jesus Menino, no Belmonte; Palmares, no Jardim Europa; e Paulo IV, no Açude.

A distribuição do material seguirá até o dia 6 de março totalizando as escolas da Rede Municipal de Ensino, composta por 107 unidades.

Barra Mansa e Resende

Em Barra Mansa, o prefeito Rodrigo Drable afirmou que os uniformes dos alunos da rede municipal serão entregues às escolas no dia 10 de março e, além dos trajes tradicionais, este ano também contará com casacos. "Demos um prazo maior para que as escolas pudessem confirmar os tamanhos dos alunos".

Em Resende, os kits de material começaram a ser distribuídos nas primeiras semanas de aula e contêm itens que variam de acordo com a etapa escolar. Entre os materiais estão: apontador, cadernos brochura e de desenho, caixas de giz de cera, lápis de escrever e lápis de cor, cola, dentre outros itens.

Os estudantes da rede municipal de ensino recebem ainda uniformes. Para o ensino infantil, o kit de vestimentas é composto por camisa, short, bermuda, calça e casaco de helanca. Já para o ensino fundamental, os alunos recebem camisa, bermuda masculina ou feminina, além de calça e casaco de tactel. Tanto o material quanto o uniforme estão sendo entregues gradativamente pelas próprias unidades escolares.

Angra dos Reis

Em Angra dos Reis, 24 mil alunos da rede pública municipal de ensino receberam cartões para compra de materiais escolares e uniforme em 2024. O Cartão Educação contemplará além dos estudantes do ensino fundamental e médio,  290 alunos com altas habilidades, transtorno do espectro autista, surdez e deficiência visual que estudam na rede pública. 

Ao total, o programa injetará mais de R$ 30 milhões no município esse ano, valor 11% maior que os R$ 27 milhões investidos em 2023.  

O Cartão Educação está contemplando alunos da Educação Infantil, Pré-Escola, Ensino Fundamental, EJA, Educação Especial, além de 1.385 profissionais de ensino: docentes I, docentes II, pedagogos diretores e auxiliares de direção.

Em 2024, o valor destinado à compra de material escolar e pedagógico teve reajuste médio de 6,6% no comparativo com o ano passado. Para a aquisição de uniforme, categoria que contempla apenas os estudantes, o reajuste médio do crédito foi de 5,8%. 

Neste ano, a iniciativa terá a participação de pelo menos 120 lojistas credenciados. Outros comerciantes que cumprem os requisitos podem aderir ao programa a qualquer momento.

Porto Real

Em Porto Real, a prefeitura afirmou que abasteceu todas as escolas com material escolar de uso contínuo pelos alunos em sala de aula, para atender em torno de 3.300 alunos da rede pública municipal. Entre os materiais já adquiridos e entregues nas escolas destacam-se: cadernos (comum, desenho e meia pauta), lápis, borracha, cola, régua, tesoura, lápis de cor, canetinha, papel A4, tinta guache, massa de modelar, cartolina, papel cartão, canetas hidrográficas, EVA, entre outros.

O Correio Sul Fluminense indagou sobre a entrega dos uniformes escolares, mas até o fechamento da edição, não obteve resposta. No ano passado, os uniformes foram estreguem em setembro, quase no fim do ano letivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.