Por:

Barra do Piraí tenta se recuperar após tragédia

Diversas equipes estão mobilizadas para ajudarem população atingida | Foto: Iann Moreira/Divulgação PMBP

Após a forte chuva que atingiu Barra do Piraí entre a noite de quarta-feira (21) e a manhã de quinta-feira (22), onde quatro pessoas morreram soterradas, diversas equipes da prefeitura seguem mobilizadas para ajudar a população atingida. Segundo a Secretaria de Assistência Social da prefeitura, seis pessoas da mesma família estão desabrigadas, sendo dois adultos e quatro crianças. Eles são moradores do bairro Caixa D'água e estão sendo assistidos na Escola Municipal Manoel Fonseca, no Centro, em abrigo temporário. Lá, estão recebendo todo o apoio do Gabinete de Crise.

A Secretaria de Agricultura e a Fundação Leão XIII começam nesta segunda-feira, dia 26, a emissão de primeira e segunda vias de todos os documentos daqueles vitimados pelas chuvas. O serviço será feito na sede da secretaria, no Centro, das 9h às 17h.

Segundo o secretário de Agricultura, Espedito Monteiro, o Pastor Monteiro, todos os documentos serão emitidos pela Leão XIII, do Governo do Estado.

"Sabemos que muitas pessoas não tiveram tempo de pegar seus documentos ao saírem de suas casas. E alguns ficaram para trás por conta da força da água. Mas estamos fazendo um grande mutirão para que regularizem esta situação. É um momento de união e que não pode deixar passar", aponta Monteiro.

O prefeito Mario Esteves, ao se encontrar com a secretária de Estado de Assistência Social, Rosângela Gomes, em evento sobre as ações voltadas às cidades atingidas, no município de Japeri, recebeu a confirmação dela de que o Governo do Estado "está à disposição do município barrense".

"O governador Cláudio Castro determinou que os municípios atingidos por esta tempestade fossem assistidos de forma rápida. E já estamos recebendo apoio da Leão XIII nessa área. Esse elo será fundamental para que as pessoas tentem voltar à sua rotina, mesmo sabendo que isso levará um bom tempo", relata o prefeito.

A Secretaria de Agricultura de Barra do Piraí tem sua sede à rua Ramiro Jaime da Fonseca, n°164, Centro. O ponto de referência é a Pista de Skate.

Marinha

Oficiais da Marinha do Brasil estiveram na manhã de sábado, dia 24, no hospital da Santa Casa, para receber parte dos donativos que estão sendo encaminhados para a população atingida. A proposta é ajudar na logística, juntamente com as secretarias de Assistência Social e de Defesa Civil. Vários grupos, instituições e entidades estão mobilizadas no sentido de recolhimento destes materiais.

De acordo com o secretário interino de Saúde, Dione Caruzo, a operação iniciou logo após o descarregamento de uma quantidade alta de água e material de limpeza, oferecida por um supermercado da cidade. Segundo Dione, que foi nomeado pelo prefeito Mario Esteves porta-voz durante a aplicação do Gabinete de Crise, essas doações estão sendo importante para diminuir o sofrimento dos desalojados.

"O coração das pessoas está sendo mais do que generoso; a gente vê o envolvimento dos barrenses. Isso tudo serve para mostrar a importância da solidariedade a estes atingidos pelas chuvas. Só sabe o que realmente estão passando quem, de fato, está sentindo com a perda de materiais e vidas", frisa Dione Caruzo.

Ajuda do Governo

Por determinação do governador Cláudio Castro, o trabalho em apoio aos municípios atingidos pelas chuvas segue em ritmo intenso para diminuir os efeitos causados pelo temporal em Nova Iguaçu, Japeri, Queimados, Paracambi, Mendes, Engenheiro Paulo de Frontin, Varre-Sai e Barra do Piraí. No sábado (24), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, as prefeituras receberam mais de 23 mil itens, entre kits de higiene, limpeza, água, colchões e cestas básicas. Com a união de esforços de equipes das secretarias de Obras e de Defesa Civil e do DER-RJ, sete rodovias que estavam interditadas foram liberadas.

Mais de 100 maquinários do Governo do Estado trabalharam em todas as cidades, nas RJs 129, 149, 155, 135, 141, 143 e 145, para que pudessem voltar à normalidade.

- As equipes estão nas ruas realizando limpeza, elaboração de laudos e liberação de rodovias, onde houve deslizamentos. A pedido do governador Cláudio Castro fizemos uma união de forças - destacou o secretário de Infraestrutura e Obras Públicas, Uruan Andrade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.